PPGDR promove atividade sobre internacionalização e troca de culturas - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí promoveu, nesta quarta-feira, 18 de setembro, uma roda de conversa com o tema “Pós-graduação e Internacionalização: roda de conversa sobre os limites e possibilidades da diversidade étnico cultural no ambiente acadêmicos”. A atividade reuniu professores, técnicos, estudantes dos cursos de Mestrado e Doutorado, além de convidados da comunidade. 

O objetivo foi trazer estudantes estrangeiros que fazem parte dos programas de pós-graduação da Universidade e debater sobre a internacionalização, em especial a troca de culturas entre os participantes. Participaram da atividade os estudantes Luis Patiño Hernández e Arturo Dina, do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e ComputacionAL (PPGMMC), Jean-Bosco Adechina Sagbo (PPGDR), além da representante do Escritório de Relações Internacionai (ERI), Muriel Hesse Block. 

Conforme explica uma das organizadoras da atividade, a doutoranda do PPGDR, Melissa Welter Vargas, a iniciativa de reunir os bolsistas vem ao encontro de algumas atividades de integração que já acontecem, as quais proporcionam momentos de aprendizagem e trocas acadêmicas, além de vivências culturais do cotidiano. “Na atividade desta quarta-feira buscamos ampliar e possibilitar que os estudantes falassem das suas culturas, dos costumes de seus países, a adaptação no Brasil e a sua experiência em estar aqui em Ijuí”, detalha. 

Melissa acrescenta que a ideia da roda de conversa foi de possibilitar uma troca cultural, em especial na Semana Farroupilha, evidenciando a cultura gaúcha. Os estudantes vieram vestidos com roupas típicas de seus países e falaram sobre gastronomia, aspectos cívicos de suas culturas. Também acompanharam apresentação de dança gaúcha, declamação de poema e mais sobre a história do Rio Grande do Sul, que foram feitas pelas 1ª e 2ª prendas da 9ª Região Tradicionalista, pelo 1º Piá Farroupilha da 9ª Região e pela prenda Daiana Dal Ross. 

“Sabemos que a internacionalização é importante e como ela ocorre a partir dos programas de pós-graduação. Hoje temos 10% de nossas vagas destinadas para estudantes estrangeiros e falar de aspectos culturais, étnicos e como se relacionam com a pós-graduação e nossa cultura é importante, ainda mais se tratando em uma cidade como Ijuí, que é uma reconhecida como a Capital Mundial das Etnias. Então, esses momentos nos orgulham e nos deixam muito felizes”, ressalta o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio. 

Coordenador do PPGDR, o professor Argemiro Brum salienta que é importante a relação entre etnias e países para o Programa. “Estamos aumentando o contato com o exterior. É algo que há alguns anos era inimaginável, e isso é de extrema importância. É uma grande satisfação estar mais uma vez aqui e poder vivenciar um momento tão significativo”, completa. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.