Encerra-se hoje o prazo para submissão de trabalhos no IV SLAEDR - Unijuí

A Unijuí sediará, entre os dias 11 e 14 de novembro, a quarta edição do Simpósio Latino-americano de Estudos do Desenvolvimento Regional (SLAEDR). A submissão de trabalhos está aberta até hoje, 18 de setembro, e os interessados podem se inscrever por meio do portal do evento, neste link.

O evento é uma iniciativa bianual do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí e, neste ano, será realizado em conjunto com o V Seminário Internacional da Rede Iberoamericana de Estudos de Desenvolvimento Territorial e Governança (SIDETEG), que envolve pesquisadores de diversos países da América Latina, além de Espanha e Portugal. O SLAEDR conta ainda com a parceria de importantes redes acadêmicas, como o Observatório do Desenvolvimento Regional (Observa-DR), a Red Latinoamericana de Gestión Social (Relags), o Instituto de Gestão Social (IGS), a Red de Cooperación Interuniversitaria para el Desarrollo e Integración Regional (Red-Cidir) e a Rede Aranduassu de Estudos Regionais (Rede Aranduassu). Também tem o apoio do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Coredes-RS).

Segundo o coordenador, professor doutor Sérgio Allebrandt, o evento é um espaço científico voltado para a socialização e debate sobre o conhecimento gerado na academia, com foco nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu ligados à área de Planejamento Urbano Regional. “Reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir temas como planejamento, gestão, inovação e sustentabilidade do desenvolvimento regional, com ênfase na promoção da cidadania, do bem-comum e da qualidade de vida”, observa.

Uma das novidades desta edição é a aceitação apenas de Resumos Expandidos, que serão publicados nos anais do evento. “Essa estratégia visa facilitar a ampliação dos trabalhos apresentados para futuras publicações em periódicos científicos, muitos dos quais não aceitam artigos completos já divulgados em anais de eventos”, salienta.

Formato híbrido - O evento será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e on-line, permitindo a participação de pesquisadores e alunos de Pós-Graduação que não possam comparecer fisicamente. A programação contará com duas conferências e seis mesas temáticas, envolvendo 20 palestrantes e 8 mediadores de países como Equador, Argentina, Uruguai, além de participantes de oito estados brasileiros. “Além disso, o evento também marca a IV Imersão do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, reunindo doutorandos, mestrandos e egressos para compartilhar experiências e planejar ações conjuntas”, complementa o professor Sérgio Allebrandt.

Por Fernando Goettems, mestrando em Desenvolvimento Regional - PPGDR/Unijuí, bolsista Prosuc II/Capes