Cátedra Doutoral da Red Cidir promovida pela Unijuí tem resultado positivo - Unijuí

Cátedra Doutoral da Red Cidir promovida pela Unijuí tem resultado positivo

Promovido pela Unijuí, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs), Universidad Gastón Dachary (UGD) e a Universidad Católica Nuestra Señora de la Asunción (UCI), foi encerrado, no último sábado, 13 de julho, a segunda edição da Cátedra Doutoral da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional – Red Cidir.

O evento, nesta edição, reuniu o total de 103 inscritos, de 13 universidades de cinco países distintos, os quais acompanharam palestras e painéis com renomados pesquisadores latinoamericanos e espanhóis, e participaram de experiências práticas de integração e cooperação latinoamericina. Durante os dias do evento foram abordados temas como Cooperativismo, Desenvolvimento Sustentável e Fronteiras.

“A Cátedra é uma efetiva prática de internacionalização, liderada a partir da Red Cidir e  universidades em cooperação, oportunizando a doutorandos, mestrandos de programas de pós-graduação stricto sensu e à sociedade uma reflexão acadêmico-empírica com proposições para avançar no desenvolvimento com sustentabilidade, por meio do cooperativismo e a integração nas fronteiras", destaca um dos coordenadores e organizadores da Cátedra, professor do PPGDR da Unijuí, Pedro Luís Büttenbender.

A presidente da Red Cidir, professora Rosa Encina Fretes, salienta que a Cátedra foi uma importante inovação acadêmica internacional. “Consolida o rol da Red Cidir como faro da integração”, ressalta. As pesquisas dos membros da Cátedra vão seguir, com entrega de artigos e publicações de um e-book com os resultados em 30 dias. Os conteúdos da Cátedra estão disponíveis no Youtube.