No dia 23 de agosto, os estudantes do Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da Unijuí, participaram de uma oficina online, com a temática "Agenda 2023 como ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável", desenvolvida pelo coordenador de Formação da RIPO Brasil, geólogo Luís Alberto de Oliveira.
A oficina integra-se ao Programa de Formação dos Bolsistas do PPGDR da Unijuí e ao Projeto Ampliação e Qualificação do Centro de Inovação de Criatividade para cidades inteligentes (MCTI), uma parceria da Fidene/Unijuí e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/MCTI - Termo de Fomento nº 905143/2020. Viabilizado a partir de recursos oriundos de emenda do então deputado federal Darcísio Perondi, o projeto teve início em agosto de 2021 e garantiu a qualificação de seis laboratórios da Instituição. Entre eles, a criação do Observatório de Controle Social e Transferência de Tecnologias Sociais em Desenvolvimento de Territórios, situado no PPGDR, sexta meta do referido projeto.
Luís Alberto de Oliveira destacou como foi importante a troca de experiências durante a oficina. “Nós fizemos uma oficina extremamente agradável, que trouxe muito conhecimento. Foi um debate totalmente construtivo, onde conseguimos trabalhar de forma interativa, na qual eu pude ouvir a opinião dos estudantes sobre suas linhas de pesquisa, e fizemos uma relação muito interessante sobre os assuntos e, os ODS, da Agenda 2030. Pois, os ODS trabalham de forma integrada e transversal, e sua implementação acontece somente quando se tem equipes multidisciplinares e interdisciplinares trabalhando de forma complementar. Então, verificar as linhas de pesquisa relacionadas ao planejamento urbano integrado, me permitiu vislumbrar um futuro muito otimista”, disse Luís.