PPGDR da Unijuí participa de e-book lançado pela Rede Estação Democracia - Unijuí

A Rede Estação Democracia (RED), lançou o e-book “Desigualdades Regionais e Planejamento Federativo: da Experiência Acumulada às Novas Perspectivas”, formulado a partir de discussões no Seminário sobre Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul Desigualdades Regionais e Planejamento Federativo: da experiência acumulada às novas perspectivas, realizado em julho de 2022, no qual, a Unijuí foi co-promotora. 

O evento abordou as desigualdades regionais no Estado e quais políticas públicas são utilizadas para o seu enfrentamento. Para isso, o Seminário foi dividido em 11 mesas com palestrantes, e seguindo essa divisão de temas, o e-book também foi montado. Os professores doutores da Unijuí, Sérgio Allebrandt e Pedro Büttenbender foram convidados a palestrar, e assim, compõem os capítulos do livro. 

O professor Sérgio Luís Allebrandt, participou da mesa responsável por discutir sobre “O papel dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e das Universidades no enfrentamento das desigualdades regionais: sucessos, fracassos e perspectivas”.  Em sua fala, o professor apresentou a região de atuação e influência da Unijuí, na sétima Região de Planejamento, com ênfase em três Coredes: Noroeste Colonial, Celeiro e Fronteira Noroeste. Sérgio também abordou a construção e desenvolvimento da Unijuí e seu compromisso com a comunidade regional.

O professor Pedro Büttenbender, participou de duas mesas, a primeira debateu o tema “Coredes, Universidades e Cooperativas: tripé do planejamento regional” e a segunda, abordou o “Desenvolvimento Regional, Coredes e Cooperativismo: proposições para uma agenda de avanço”. 

Para o professor Pedro representar a Unijuí no Seminário e fazer parte do e-book é de suma importância, levando em consideração o tema abordado em ambos. Segundo ele, iniciativas já estão sendo realizadas, como por exemplo, o Inova RS e Inova Missões, coordenados pela Universidade, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. “São ações importantes, mas que isoladamente não têm capacidade de reverter o processo de aumento das desigualdades regionais”, explica. 

Para este semestre, de acordo com o professor Pedro, estão sendo programados seminários em parceria com diversos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional do Estado e entidades, para continuar o debate de novas propostas e iniciativas efetivas, visando fazer frente às desigualdades regionais. 

O e-book lançado em julho está disponível para leitura gratuita pelo link.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.