Iniciou nesta quarta-feira, 12 de abril, o webinário Desenvolve Noroeste do Rio Grande do Sul, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Unijuí. Com transmissão pelo canal do PPGDR no Youtube, o seminário virtual conta com cinco webinars, e tem como o objetivo auxiliar os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) da Região Funcional de Planejamento nº 7 no processo final de elaboração dos seus planos estratégicos (2023-2030) e também de revisão dos planos anteriores (2015-2030).
O primeiro webinar realizado hoje, debateu as prioridades e estratégias de desenvolvimento da região Fronteira Noroeste. Conforme explica o professor do PPGDR, Pedro Büttenbender, a série busca dinamizar, divulgar e, ao mesmo tempo, abrir um espaço público para a discussão com a comunidade regional acerca da realidade atual, “bem como as prioridades que estão sendo definidas dentro dos planos estratégicos para que, de forma integrada e articulada entre as quatro regiões, constitua-se uma agenda conjunta de prioridades, respeitando as agendas individuais em cada microrregião”, frisou.
A coordenadora da Região Funcional nº 7 e presidente do Corede Fronteira Noroeste, Vanice de Matos, destacou que este é mais um processo importante para a atualização do planejamento estratégico. “Agradeço a oportunidade para nos desafiarmos, enquanto região, para que pudéssemos fazer esse debate bastante diversificado. O planejamento estratégico é da comunidade como um todo. Neste sentido, a elaboração dele precisa ser conjunta e a apropriação do mesmo precisa existir por parte de todas as entidades e atores locais envolvidos”.
A programação segue na próxima semana. O segundo encontro será realizado no dia 17 de abril, abordando a região Celeiro. No terceiro, que ocorrerá no dia 19 de abril, a discussão será com a região Noroeste Colonial; e no dia 20, com a região Missões. Todos os webinars serão realizados das 8h30 às 11h, inclusive o quinto e último, que ocorrerá no dia 26 de abril, onde será produzida uma síntese do que foi discutido na série, além da definição de um conjunto de prioridades estratégicas para a macrorregião.
O conjunto de iniciativas em torno do Desenvolve Noroeste está alicerçado em uma articulação de quádrupla hélice, e por isso conta com o apoio do Governo do Estado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Para acompanhar as discussões, basta acessar o canal do PPGD no Youtube, neste link.