Projeto de doutoranda do PPGDR é pré-selecionado no Prêmio Educador Transformador - Unijuí

O projeto denominado “O Racismo Estrutural em debate: Uma experiência Híbrida/Interdisciplinar”, da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí Danieli de Oliveira Biolchi, foi pré-selecionado para o Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Bett Brasil, Instituto Significare e Sebrae. Daniele conta que, em fevereiro deste ano, submeteu seu projeto e ficou extremamente feliz ao receber a notícia de que o seu foi um um dos trabalhos selecionados entre um total de 2897 inscritos.

“A próxima fase do prêmio consistirá na seleção dos finalistas, que terão a oportunidade de participar da final durante o Congresso Bett Brasil 2023, o maior evento de educação e tecnologia na América Latina, que será realizado em São Paulo. A lista contendo os 70 finalistas será divulgada em 17 de abril. Nesta primeira etapa classificatória, recebemos um selo como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, o qual será utilizado na divulgação do projeto. Estamos muito felizes por termos sido selecionados e estamos na torcida para a próxima etapa”, relata. A lista contendo os 70 finalistas será divulgada em 17 de abril.

Daniele conta ainda que todo seu processo e base de pesquisa é relacionada ao modelo híbrido educacional. Seu projeto aprovado pela Fapergs, através do Edital Sebrae/RS 03/2021, que selecionou propostas de pesquisa relacionadas a esse modelo, abordava a “Aplicação de Sistemas da Informação no Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no Modelo Híbrido Educacional”. O projeto aprovado recebeu o título ‘Aplicação de Sistemas da Informação no Desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares no Modelo Híbrido Educacional’ e foi desenvolvido em duas escolas municipais, a Alexandre Tramontini em Espumoso e a Deolinda Barufaldi em Ijuí”, conta.

As atividades de planejamento começaram em outubro de 2021 e foram lideradas pela equipe responsável pelo projeto, que incluiu o Prof. Dr. Airton Adelar Müeller, Prof. Dr. Sidinei Pithan da Silva, Prof. Dr. Edson Luiz Padoin, a Doutoranda Danieli de Oliveira Biolchi, e os colaboradores Átila Cordeiro Biolchi e o Dr. Vinicios Gonchoroski de Oliveira. Em fevereiro de 2022, as atividades foram iniciadas com uma formação oferecida aos professores, coordenadores e diretores das escolas, seguida de planejamento coletivo e escolha do tema: "Racismo Estrutural", que foi desenvolvido com alunos do 8º ano.