Dissertação do mestrado em Desenvolvimento Regional é publicada na Revista Brasileira de Marketing - Unijuí

“Comer, comer... É o melhor para poder crescer: um estudo do consumo alimentar de crianças através da técnica ZMET”. Este é o título da dissertação de mestrado de Caroline da Rosa, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, que foi publicada em março na Revista Brasileira de Marketing (ReMark).

A ReMark é uma publicação trimestral que tem como objetivo divulgar a produção científica brasileira na área de marketing. “É muito gratificante ter a pesquisa inserida em um veículo de divulgação nacional, pois se pode ver o resultado de uma caminhada de dois anos de mestrado. Sinto-me muito feliz de ver a pesquisa, a qual me dediquei tanto, disponível para a leitura das pessoas”, afirma.

A pesquisa da acadêmica busca compreender os aspectos da alimentação em crianças e foi orientada pelos professores Daniel Knebel Baggio, da Unijuí, e Clécio Falcão Araujo, da PUC-RS. “Nossa ideia de pesquisa foi compreender o comportamento alimentar de jovens em idade escolar, ou seja, o que exatamente faz com que elas prefiram determinados tipos de alimentos e não outros”, comenta.

Para entender o comportamento, foi utilizada a adaptação de uma metodologia de pesquisa chamada ZMET, que busca compreender o comportamento de consumo a partir de metáforas. “Dessa forma, distribuímos diversas imagens recortadas de revistas em uma mesa e convidamos as crianças a escolherem aquelas que representassem para elas a sua alimentação”, explica.

Em um segundo momento, as crianças tiveram que escolher figuras que representassem o que, para elas, significa uma alimentação saudável e uma alimentação não saudável.  “Pedimos também que as crianças desenhassem sobre como é a sua alimentação. Por fim, fizemos uma entrevista em grupo para compreender um pouco mais sobre os seus hábitos alimentares”, acrescenta.

A pesquisa permitiu verificar que a ingestão de alimentos in natura e minimamente processados estavam relacionados a objetivos como promoção da saúde, manutenção de peso e bem-estar. “Enquanto isso o consumo de alimentos ultraprocessados emergia em contextos sociais, momentos de tédio ou em que as crianças estavam utilizando aparelhos eletrônicos”, completa Caroline.

Atualmente, Caroline é doutoranda no PPGDR e sua tese tem relação com a temática da dissertação publicada. “Estou pesquisando como a atenção plena (mindfulness) pode influenciar diferentes comportamentos alimentares em adolescentes. A próxima etapa é o encaminhamento para o Comitê de Ética da Unijuí para, então, iniciarmos a coleta de dados, a posterior análise e escrita da tese”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí