As ações da Unijuí, voltadas à internacionalização, estão cada vez mais presentes no dia a dia da comunidade acadêmica. O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Airton Rodrigues da Silva, iniciou sua participação no curso “Diplomado Internacional de Museologia e Gestão de Bens Culturais”, promovido pela Universidade Nacional de Itapúa (UNI), no Paraguai e pelo Istituto Italo-Latino Americano, com sede na Itália.
O curso conta com representantes de cinco países: Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. As aulas iniciaram no dia 20, com atividades teóricas online, que se estendem até julho e, no mês de setembro, acontecem as atividades práticas, junto à UNI. Ao todo, serão 120 horas de capacitação. Airton participa gratuitamente do curso, com uma bolsa oferecida à Unijuí, que é a única Universidade do Brasil com representante.
O doutorando destaca que a importância do curso, além do conhecimento, está no fortalecimento de relações internacionais com Instituições de Ensino. “O aprendizado sobre a preservação e recuperação dos bens culturais, como elemento fundamental na formação da sociedade. Conhecer e preservar nossas fontes históricas é de suma importância para que possamos construir uma sociedade culturalmente mais emancipada e capaz de construir o verdadeiro desenvolvimento”, comenta Airton.