PPG em Desenvolvimento Regional da Unijuí é referência para o lançamento do Instituto Inplantar, no Paraná - Unijuí

Aconteceu no dia 11 de fevereiro, em Umuarama, no Paraná, o Seminário sobre Desenvolvimento Sustentável, que marcou o lançamento do Instituto Inplantar - formado por várias organizações da região, com foco no planejamento do desenvolvimento e gestão territorial do Noroeste do Paraná. Compreende projetos públicos e privados, em parceria com municípios, Universidades, empresas e outros, caracterizando-se como uma iniciativa da Parceria Público-Privada (PPP).

O Instituto resulta da iniciativa do mestrando em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Evandro Zanini Moura, com fundamentos construídos com os professores durante o seu curso de mestrado, que destaca a importância da iniciativa para a liderança e o protagonismo na gestão de iniciativas de promoção do desenvolvimento regional, reconhecendo a importância do apoio do Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Destaca Evandro, que também preside o Instituto, “que a criação do Inplantar se deu para auxiliar os pequenos municípios da região territorial, havendo a necessidade de maior colaboração com a organização da sociedade civil”.

O lançamento do Instituto Inplantar foi o destaque do seminário realizado no auditório da Unipar - Universidade Paranaense, que contou com uma sequência de palestras e debates com participação de lideranças acadêmicas, políticas, governamentais, universitárias, empresariais e comunitárias. Pela Unijuí, estiveram diretamente envolvidos os professores doutores Tarcísio Dorn de Oliveira, professor orientador do mestrando Evandro; Sérgio Luís Allebrandt, coordenador do PPGDR; Nelson José Thesing e Pedro Luís Büttenbender, professores do Programa.

A parte inicial do seminário foi marcada pelas palestras de docentes da Unijuí: o professor doutor Sérgio Luís Allebrandt abordou o tema “Desenvolvimento, Território e Cidadania”; o professor doutor Nelson José Thesing a “Cooperação e Desenvolvimento: futuro das comunidades”; e para finalizar, o professor doutor Pedro Luís Büttenbender abordou o tema “Estratégias para o Desenvolvimento Territorial”. Também, durante o dia, foram ministradas outras palestras por pesquisadores, gestores e políticos.

Para o professor doutor Sérgio, coordenador do Programa em Desenvolvimento Regional, “o evento confirma a qualificada inserção na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e a articulação conjunta que o Mestrado e Doutorado têm na formação e articulação conjunta entre professores e pós-graduandos de iniciativas que promovam o desenvolvimento”. Ele destaca, ainda, que esta ação se soma às diversas iniciativas protagonizadas através do PPGDR em vários estados brasileiros e outros países.

Confira mais informações no Giro Unipar