Unijuí coordena pesquisa sobre Patrimônio Territorial no Rio Grande do Sul - Unijuí

Unijuí coordena pesquisa sobre Patrimônio Territorial no Rio Grande do Sul

Projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), coordena um projeto de pesquisa sobre o Patrimônio Territorial, que envolve três regiões do Rio Grande do Sul: Noroeste, Fronteira Oeste e Litoral. O projeto foi submetido e aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs.

A pesquisa faz parte de uma rede internacional de pesquisadores, vinculados a Universidades do Brasil, Espanha, Portugal, Colômbia e Argentina, coordenada pelo professor doutor Valdir Roque Dallabrida, da Universidade Federal do Paraná. No Rio Grande do Sul, coordenada pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender, da Unijuí.

O objetivo do projeto é estudar, a partir de uma abordagem territorial do desenvolvimento, considerando o patrimônio a partir de seis grandes dimensões: produtiva, natural, humana e intelectual, cultural, social e institucional. O estudo também converge com a revisão de planejamentos estratégicos que estão sendo trabalhados pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) durante o ano de 2022.

Para o professor Pedro, com a pesquisa, o PPGDR afirma ainda mais a sua capacidade de dialogar e contribuir com o processo de revisão dos planos estratégicos das regiões e do Estado. “Em cada uma das três regiões, a partir do diagnóstico e análise dos dados, esperamos consolidar uma matriz de indicadores para o desenvolvimento. Isso a partir da abordagem do Patrimônio Territorial e da definição com as regiões, de uma agenda estratégica para o planejamento e gestão do desenvolvimento”, destaca o coordenador da pesquisa.

Mais seis docentes da Unijuí têm envolvimento com a pesquisa no Estado: Airton Adelar Mueller, Nelson José Thesing, Sérgio Luis Allebrandt, Sidinei Pithan da Silva e Josei Fernandes Pereira. Também participam professores e pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e somam ao projeto três doutorandos do PPGDR da Unijuí: Ismael Mauri Gewehr Ramadam, Marjana Eloísa Henzel e Anderson Vinicios Branco Lutzer.