Selecionado pelo edital para estrangeiros, Marcel defende dissertação no PPG em Desenvolvimento Regional da Unijuí - Unijuí

Formado em Direito e em Ciência Política e Relações Internacionais, Marcel Metogbe, da República de Benin - África, defendeu, na última semana, sua dissertação junto ao curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional na Unijuí. Ele é o primeiro estudante, selecionado a partir do edital para estrangeiros, a realizar a defesa no Programa.

A partir da orientação do professor doutor Argemiro Luís Brum, Marcel trabalhou a temática “A política agrícola, a segurança e a soberania alimentar no Benin/África e as contribuições das políticas implementadas na agricultura do Rio Grande do Sul (Brasil): 1990-2020”. “O tema foi escolhido para, após análise das políticas agrícolas no Brasil e no Benin, propor possíveis políticas públicas agrícolas no Brasil, a fim de reformar o setor agrícola e responder ao problema da segurança alimentar”, explicou.

Analisando a política dos dois países, Marcel afirma que Benin pode se inspirar em algumas políticas agrícolas do Brasil, como o (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Estadual de Agroindústria Família (Peaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Residindo em Ijuí desde fevereiro de 2020, ele relata que a principal dificuldade que teve foi no aprendizado da língua portuguesa. “Eu não sabia nada de português antes da minha chegada ao Brasil e deveria começar as aulas imediatamente. As outras dificuldades são secundárias e dizem respeito, em particular, à adaptação ao meu novo ambiente”, comentou.

Com a defesa - que contou com banca formada pelos professores doutores Argemiro Luís Brum, orientador; Airton Adelar Mueller, examinador interno; e Nilson Luiz Costa, examinador externo (PPGAGR/UFSM) -, Marcel pretende dar sequência dos estudos no doutorado. “Quero aprofundar questões ligadas às políticas públicas agrícolas, que não consegui aprofundar bem no mestrado, principalmente por causa da pandemia de covid-19”, completou.