A Unijuí, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR), é uma das organizadoras do XII Encontro de Pesquisadores Latino-americanos do Cooperativismo (EILAC). Neste ano, a temática escolhida para o evento é “O futuro das cooperativas e o cooperativismo do futuro: identidade e resiliência em tempos de (pós)pandemia”. O EILAC tem como objetivo estudar e fortalecer as cooperativas, enquanto organizações que promovem o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
O encontro acontece em Curitiba, de forma remota, mas com algumas atividades presenciais, de 27 a 29 de julho de 2022. Pesquisadores podem submeter resumos expandidos, em português ou espanhol, até o dia 4 de março e não é necessário estar vinculado a uma Universidade. Clique aqui para acessar o site do evento e saber mais informações. O evento está organizado em quatro eixos temáticos: identidade e educação cooperativa; governança e gestão em cooperativas; cooperativismo como instrumento de desenvolvimento sustentável; e inovações, transformações tecnológicas e o cooperativismo do futuro.
O professor doutor Pedro Luís Büttenbender, representante do PPGDR da Unijuí na coordenação do evento, afirma que o cooperativismo está crescendo no Brasil e no mundo. “Com novos desafios e mudanças na sociedade, o cooperativismo estará cada vez mais presente, como doutrina, estratégia, sistema e modelo organizacional, de trabalho e produção. O tema do XII EILAC aponta para uma maior integração com a pesquisa e, as Universidades visam capacitar e gerar conhecimentos e competências para estas novas etapas. A Unijuí, integrando a organização deste evento Latino-americano, confirma o seu posicionamento estratégico no ambiente do cooperativismo e dos temas relevantes para o futuro da sociedade”, destaca o docente.