Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional avança na formação de lideranças públicas - Unijuí

Prefeito de Ijuí é aprovado em mestrado de Desenvolvimento Regional

Num país com grandes desigualdades regionais e socioculturais como o Brasil, a formação de agentes que atuem em diferentes áreas do conhecimento e que tenham como preocupação central o desenvolvimento de suas regiões é de fundamental importância. Desde 2002, a Unijuí desenvolve o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional, formando servidores que ocupam cargos de relevância em inúmeras áreas de atuação do Poder Público.

Segundo o coordenador do programa, professor doutor Sérgio Luís Allebrandt, o número de estudantes que cursam o Mestrado e Doutorado, provenientes de órgãos públicos, tem aumentado significativamente, especialmente nos últimos anos. “Neste sentido, o Programa, pelo seu caráter interdisciplinar, redefiniu recentemente sua área de concentração como Planejamento e Gestão, organizando duas Linhas de Pesquisa: uma mais voltada para a área pública, denominada Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território e a outra, mais voltada ao setor privado, denominada Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado”, explicou.

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, é o mais novo gestor público a concluir o Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Cossetin apresentou, no dia 21 de dezembro de 2021, sua dissertação intitulada “O Setor de Saúde como propulsor da Dinâmica Socioeconômica Municipal: o caso de Ijuí/RS”, com a orientação do professor dr. Sérgio Luís Allebrandt (PPGDR/Unijuí) e coorientação do professor dr. Daniel Claudy da Silveira (PPGGEO/URI). A banca foi composta ainda pelos professores doutores Nelson José Thesing - Examinador Interno (PPGDR/Unijuí) e Marcos Paulo Dhein Griebeler – Examinador Externo (PPGDR/Faccat).

“A busca pelo mestrado veio pelo conhecimento, não tanto pelo título. Numa das primeiras aulas os professores me usaram de exemplo por causa disso. Escolhi seguir a minha formação na Unijuí, pois além da proximidade da cidade, eu queria trazer um pouco da Universidade para dentro do Poder Público, ter esta relação entre a academia, executivo e sociedade”, contou o agora mestre em Desenvolvimento Regional.

Para Cossetin, a presença da Universidade qualifica o serviço público. “Ter uma Universidade do porte da Unijuí aqui na região, transmitindo conhecimento para os nossos servidores, possibilita que, através do conhecimento, possamos planejar o desenvolvimento”, frisa.

O coordenador do Programa, destacou ainda que é muito importante avançar na formação de lideranças políticas. Para isto, a Unijuí está buscando desenvolver parceria com prefeituras de toda região. “O PPGDR/Unijuí está buscando desenvolver uma proposta de parceria com administrações municipais da região, em que se define uma problemática de pesquisa de interesse dos municípios. Em torno desta problemática elaboram-se projetos de pesquisa vinculados às dissertações de mestrado ou teses de doutorado, desenvolvidas por estudantes integrantes do quadro de funcionários de carreira das administrações municipais, contribuindo para a qualificação do serviço público e do processo de planejamento e execução das políticas públicas”, finaliza.