Com a participação de professores da Unijuí, projeto internacional é submetido ao CNPq - Unijuí

O Projeto Patrimônio Territorial como Referência no Processo de Desenvolvimento Sustentável de Territórios ou Regiões (ProPAT) é um projeto internacional que tem por objetivo impulsionar o desenvolvimento de territórios, regiões ou municípios, tendo como referência a valorização de seu patrimônio territorial. A equipe de pesquisa do ProPAT é composta por 26 pesquisadores oriundos de 14 universidades argentinas, brasileiras, espanholas e portuguesas.

Dentre as instituições situadas no Brasil, a Unijuí faz parte com três pesquisadores. Os professores doutores Airton Adelar Mueller e Pedro Luiz Büttenbender são coordenadores de áreas específicas do projeto, Dimensão Humana e Intelectual e Dimensão Produtiva, respectivamente. Além destes, o professor doutor Nelson José Thesing também é colaborador.

Segundo o professor doutor Pedro Luiz Büttenbender, o projeto é resultado de uma construção coletiva de pesquisadores de várias universidades brasileiras e do exterior. “É uma rede que vem caminhando há vários anos, colaborando com interações conjuntas de pesquisa e de eventos. Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí,” explica.

O ProPAT é liderado pelo professor doutor Valdir Roque Dallabrida, que atualmente está vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Toda essa construção trata-se de reafirmar as especificidades do território com base no seu patrimônio territorial. Dessa forma, é encarregado ao projeto a concepção de patrimônio territorial como o conjunto de ativos e recursos, materiais e imateriais, genéricos e específicos, públicos e privados, de um determinado território, em suas seis dimensões: produtiva, natural, humana e intelectual; cultural, social e institucional.

A integração entre tantas instituições resultou na viabilização do projeto para sua submissão no edital de pesquisa universal do CNPq. O intuito é captar recursos necessários para financiar a pesquisa e a sequência de experimentações teórico-práticas da metodologia, que será aplicada nos territórios abrangidos pela UFPR e pela Unijuí. “Esses recursos serão decisivos para o cumprimento de todas as etapas e produtos projetados a serem produzidos a partir do ProPAT,” comenta o docente.

O projeto potencializa e resulta em ações que constam no Plano de Desenvolvimento Individual da Unijuí. Entre esses objetivos estão a internacionalização e o fortalecimento de vínculos, com as ações colaborativas, com outras universidades brasileiras e de vários outros países latinoamericanos e europeus. Além disso, gera captação de recursos para o financiamento de outras pesquisas na Unijuí.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí