Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional acontece nesta semana - Unijuí

Nos dias 21 e 22 de outubro, acontece de forma virtual o X Simpósio Iberoamericano de Desenvolvimento e Integração Regional, promovido pela Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (RED Cidir), da qual a Unijuí é membro-fundadora, e será organizado, neste ano, de forma conjunta pelas universidades argentinas Universidad Nacional de Misiones (UNAM) e Universidad Gastón Dachary.

Criada em 15 de dezembro de 2006, a Rede se constitui em um sistema aberto de relações entre as universidades ibero-americanas, que tem como objetivo promover espaços de reflexão e construção coletiva, trocas de conhecimentos, promoção da educação e o desenvolvimento de articulação com organizações regionais, a fim de gerar instrumentos e desenvolver ações que contribuam para aumentar a impacto que as atividades universitárias têm no desenvolvimento de suas regiões. A Rede universitária surge como uma ferramenta para a melhoria da qualidade, relevância do ensino e pesquisa, bem como para o desenvolvimento institucional. Ela permite que as universidades regionais aumentem suas capacidades e reduzam riscos no desenvolvimento de ações voltadas à consolidação de programas conjuntos de pós-graduados existentes, além de planos de ações futuros a serem desenvolvidos, que permitam impactar positivamente na inovação, ciência, tecnologia e desenvolvimento regional.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (PPGDR) estará participando do evento, que é itinerante entre os países. Nesta edição, acontece com o tema “Desafios de paradigmas emergentes”, sendo realizado em Posadas, na Argentina.

A Unijuí, nestas nove edições, acumula o maior volume de estudos e pesquisas submetidos e apresentados dentre as Universidades participantes, abordando temas como administração e desenvolvimento regional e territorial, relações transfronteiriças, cooperativismo, inovação e empreendedorismo, integração, saúde, educação, cultura e meio ambiente, gestão universitária, entre outros.

Para o professor Pedro Luís Büttenbender, do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, membro fundador da Rede e seu ex-presidente, a Rede Cidir desenvolveu um espaço de cooperação entre as universidades, especialmente o ambiente transfronteiriço, promovendo o desenvolvimento científico,  tecnológico e territorial, contribuindo com a articulação de projetos estratégicos de cooperação,  intercâmbios acadêmicos e promoção do fortalecimento das instituições e da sua própria internacionalização. Segundo o professor, os avanços que ocorrem para cooperação interuniversitária latino-americana, com a Europa e outros continentes, em muito convergem com as prioridades do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unijuí e do PPGDR.

Inscrições e informações podem ser conferidas em www.redcidir.org/simposio2021/ ou solicitadas pelo e-mail cidirinformes@ugd.edu.ar.