Tese analisa entre moradores a percepção de integração social - Unijuí

Na quarta-feira, 22 de setembro, ocorreu a defesa da tese de doutorado do estudante José Dalmo Silva de Souza, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. O estudo é direcionado à área de Planejamento e Gestão e tem como título “Relações sociais na integração económica transfronteiriça: olhar dos habitantes do Arco Sul da Fronteira - Argentina e Brasil”. A orientação foi realizada pelo professor Dieter Rugard Siedenberg e a apresentação ocorreu  por meio de videoconferência.

O estudo foi baseado na linha de pesquisa Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Gestão do Território, e teve como membros da banca seu orientador, o professor doutor Dieter Rugard Siedenberg; os professores doutores Mônica Aparecida da Rocha Silva e Hugo Renè Gorgone, avaliadores externos; e os professores doutores Sérgio Luís Allebrandt e Daniel Knebel Baggio, avaliadores internos.

José foi desafiado pelo orientador e teve como objetivo formar uma imagem da realidade social e econômica da Fronteira Arco Sul – Brasil e Argentina, segundo os moradores da localidade, visando detectar em qual dos três marcos da fronteira a percepção da realidade de integração social era mais forte.

José é economista pela Universidade Mackenzie, mestre em Integração da América Latina (Economia) pelo PROLAM-USP e agora doutor em Desenvolvimento Regional pela Unijuí. Para o futuro, José pretende desenvolver uma pesquisa sobre desenvolvimento do ponto de vista de sua formação acadêmica inicial, sua vocação.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.