Na última semana, entre os dias 3 e 6 de agosto, foi realizado o 6º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC), em conjunto com o 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober).
Realizado de forma online, o evento contou com a submissão de 706 trabalhos – sendo que, deste total, 477 foram aprovados. Entre os Grupos de Trabalho que discutem especificamente o cooperativismo, foram 82 trabalhos aprovados, entre artigos científicos e resumos expandidos, que atenderam aos eixos Identidade e Cenário Jurídico; Educação e Aprendizagem; Governança, Gestão e Inovação; Capital, Finanças e Desempenho; e Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
Pela Unijuí, foi aprovado o artigo intitulado “Elementos da fidelização de associados na área do cooperativismo agropecuário: um estudo de caso na cooperativa Coopermil”, de autoria de Ariosto Sparemberger, Rafael Andre Kupske, Pedro Luís Büttenbender e Cristian Sparemberger, vinculado ao eixo Governança, Gestão e Inovação.
A pesquisa resulta da monografia do MBA em Gestão de Cooperativas, ofertado pela Unijuí em convênio com o Sescoop/RS e Cooperativas, articulado com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade.