Painel Internacional debate Gestão e Controle Social em tempos de pandemia e autocratização - Unijuí

Com o tema "Gestão e Controle Social em tempos de pandemia e autocratização: desafios e perspectivas no território" foi realizado o 4º Painel Internacional, na tarde desta terça, dia 30 de junho, por meio de videoconferência pelo Google Meet e com transmissão simultânea pelo Youtube. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR/UNIJUÍ) e a Rede Ibero-americana de Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG), com apoio da Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (RETE) e da Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Red CIDIR).

Mediado pelo coordenador do PPGDR/UNIJUÍ, professor Dr. Sérgio Luís Allebrandt, o painel iniciou com a palestra do Dr. Guilherme Fernando Tenório, professor aposentado da EBAPE/FGV e que atua em diversos Programas de Pós-graduação do Brasil (PPGDR/UNIJUÍ; PPGDR/UFT, Tocantins; PPGA/UFSC, Santa Catarina) e da América Latina (Universidad Andina Simón Bolívar; Universidad de Azuay), que abordou um conjunto de questões teóricas sobre a gestão social e a evolução deste conceito. Após a fala do professor Tenório, a palestrante Ms. Tatiana Quintela de Azeredo Bastos, presidente do Instituto de Direito Coletivo (IDC) com sede no Rio de Janeiro apresentou os instrumentos e ferramentas que a sociedade tem à sua disposição para exercer seus direitos coletivos. A coordenação geral do evento foi dos professores Dr. Valdir Roque Dallabrida/UNC e Dr. Pedro Luís Büttenbender/UNIJUÍ.

Para finalizar o painel, o palestrante Dr. Klever Efrain Naranjo Borja, que atua no Doutorado em Gestão Tecnológica da Escola Politécnica Nacional do Equador (EPN) trouxe o exemplo do processo comunitário de Salinas, no Equador. A comunidade, em 50 anos, teve um avanço significativo do processo de desenvolvimento territorial e, a partir da participação popular, construiu um sistema produtivo baseado em associações e cooperativas.

Confira o evento na íntegra:

Por Manuela Joana Engster, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência Experimental Usina de Ideias.