Feira de Ideias e Criações marca o fim da Jornada de Pesquisa das turmas B41 e B51 - Unijuí

Na tarde do dia 6 junho, as turmas B41 e B51 da EFA realizaram a Feira de Ideias e Criações, finalizando o projeto da Jornada de Pesquisa sobre a invenção do dinheiro. Durante a feira, os alunos apresentaram suas criações, como brinquedos, jogos e até mesmo uma moeda própria, a MOEFA.

As crianças se dedicaram à pesquisa e à produção de suas invenções ao longo dos últimos meses. Elas aprenderam sobre a história do dinheiro, desde as primeiras trocas de bens até a criação das moedas e cédulas que utilizamos hoje em dia.

"A Feira de Ideias e Criações é um fechamento do nosso projeto da Jornada de Pesquisa, que era sobre a invenção do dinheiro", explica a professora Magda Raquel, regente da turma B41. "O grupo estudou sobre um tempo em que não existia o dinheiro e o dinheiro que jä circulou no nosso país. Esse trabalho também abordou a questão do reaproveitamento e da reciclagem, que também fizeram jogos e brinquedos."

Além de aprender sobre a história do dinheiro, os alunos também desenvolveram suas habilidades de criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. A feira foi uma oportunidade para que  apresentassem e explorassem suas criações entre as duas turmas e para que aplicassem o que aprenderam sobre a importância da. Educação Financeira.

"Os alunos se dedicaram muito ao projeto e estão muito felizes com o resultado", afirma a professora Raquel. "A feira foi um grande sucesso e uma ótima maneira de finalizar a Jornada de Pesquisa."

Um dos destaques da feira foi a criação da MOEFA, a moeda própria da EFA. As crianças criaram os seus próprios modelos de cédulas, votadas e escolhidas de forma democrática, em sala de aula. A MOEFA foi utilizada para a compra e venda de produtos na feira, e também para a locação de brinquedos e jogos.

"A criação da MOEFA foi uma forma de os alunos aprenderem sobre o valor do dinheiro e sobre  a economia", explica a professora Raquel. "Eles também aprenderam sobre a importância do trabalho e da responsabilidade."