Socialização da Jornada de Pesquisa 2024 com os estudantes da Educação Infantil e Anos Iniciais - Unijuí

Nos dias 20 e 22 de maio aconteceu a socialização da Jornada de Pesquisa 2024 com a Educação Infantil e Anos Iniciais da EFA. Na ocasião, a comunidade escolar teve a oportunidade de apreciar os estudos realizados em cada turma. Para o presente ano, a Escola trouxe como tema central da Jornada as "Invenções que transformaram a humanidade".

O projeto é uma das marcas pedagógicas da EFA que visa envolver os estudantes na pesquisa científica, desenvolver a criatividade e a reflexão, além de promover aprendizagens sobre as invenções que marcaram a história da humanidade. As crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais embarcaram em uma viagem no tempo, abordando o subtema “Da Pré-história à Contemporaneidade”, em parceria com o Museu Antropológico Diretor Pestana que acolheu as famílias, as quais puderam visitar e apreciar o acervo.

De acordo com a especificidade de cada turma, foram abordados aspectos relacionados ao estudo de cientistas e estudiosos que embarcaram em uma jornada fascinante por meio de pesquisa, experimentos e invenções,  oferecendo soluções para os problemas cotidianos.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais que acompanhou o projeto, Greise B. S. Michael, “A Jornada de Pesquisa é uma oportunidade valiosa para os estudantes se envolverem em um ambiente de aprendizado colaborativo. Além disso, receber feedback construtivo durante esses eventos é fundamental para o aprimoramento do trabalho acadêmico, pois são nestas  interações que os pesquisadores identificam pontos fortes e áreas de melhoria em seus projetos, contribuindo assim para o desenvolvimento contínuo de suas habilidades e aprendizagens. Além disso, ao envolver as famílias nos eventos de Socialização da Jornada de Pesquisa, cria-se um ambiente de apoio e incentivo que pode ser fundamental para o sucesso dos estudantes.”

Em julho acontecerá a socialização da jornada dos Anos Finais e Ensino Médio, abordando o subtema “ Da Idade da Pedra à Inteligência Artificial”.