Desafio das Pontes com estudantes do Ensino Médio da EFA - Unijuí

Desafio das Pontes com estudantes do Ensino Médio da EFA

Na última quinta-feira à tarde, dia 9 de maio, o projeto Conexões do Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, promoveu o Desafio das Pontes com os estudantes do Ensino Médio. O evento, que aconteceu no auditório da Escola, em parceria com o curso de Engenharia Civil da Unijuí, desafiou as turmas 221 e 222 a construir pontes com palitos de picolé e testar a sua capacidade de carga.

O desafio contou com a participação do professor, engenheiro e coordenador do Curso de Engenharia Civil, Diorges Lopes, que ministrou uma breve palestra sobre os princípios da engenharia civil e a importância da construção de pontes seguras e eficientes. Em seguida, os alunos foram divididos em equipes e receberam os materiais necessários para a construção de suas pontes.

Com criatividade e trabalho, as equipes construíram pontes de diversos formatos e tamanhos. O grande momento do desafio foi quando cada ponte foi testada para verificar a sua capacidade de carga. Para isso, foi utilizado um sistema de pesos que simulava o tráfego de veículos sobre a ponte, sendo que a que mais suportou, chegou a 40 kg por um período de aproximadamente 20 minutos.

O Desafio das Pontes foi uma atividade lúdica e educativa que proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender sobre os princípios da engenharia civil de forma prática e divertida. Além disso, o evento também contribuiu para o desenvolvimento do trabalho em equipe, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Esse momento foi importante para refletir também a atual situação do nosso Estado, como as pontes são projetadas, o que cabe em todo esse processo, as conexões, e principalmente, pensar agora o futuro das cidades inteligentes.