Alunos da EFA têm aulas práticas no Laboratório de Microscopia da Unijuí - Unijuí

Alunos da EFA têm aulas práticas no Laboratório de Microscopia da Unijuí

Com o objetivo de potencializar o processo de ensino e aprendizagem e proporcionar aos estudantes uma familiarização com o ambiente acadêmico, a turma 221 do Novo Ensino Médio da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, teve aula no Laboratório de Microscopia da Unijuí nesta semana. Acompanhados pelo professor de Biologia Murilo Antonio S. Miquelucci, os estudantes foram recepcionados pela técnica e bióloga Isabela Franciscatto, que explicou como utilizar os equipamentos e os cuidados necessários ao manusear as lâminas histológicas.

A tarde de estudos no laboratório proporcionou a análise de diferentes tipos de tecidos do corpo humano (conjuntivo, ósseo, epitelial e adiposo). Segundo o professor Murilo, abordar a diversidade celular dos vertebrados durante as aulas sempre é um desafio, exigindo que os alunos muitas vezes tenham que apenas idealizar algumas estruturas na sua imaginação, mesmo com o auxílio de recursos digitais e livros. “Podendo utilizar estes espaços e materiais, o processo de aprendizado dos alunos se torna muito mais rico, uma vez que eles conseguem vivenciar os conceitos teóricos trabalhados anteriormente, de uma forma prática, se aproximando de situações reais em que os conteúdos abordados durante as aulas são tão necessários”, disse.
Essa já é uma prática utilizada na escola por todas as etapas de ensino, porém neste ano, as turmas do Novo Ensino Médio da EFA contam com um turno fixo de atividades no campus da Unijuí, tendo como objetivo qualificar o ensino e, assim, ampliar as aprendizagens dos estudantes através da utilização da infraestrutura disponível no campus, bem como oportunizar a eles o acesso ao ambiente acadêmico ainda durante a Educação Básica.