Corrente do bem marca o lançamento da Jornada de Pesquisa 2023 da EFA - Unijuí

Corrente do bem marca o lançamento da Jornada de Pesquisa 2023 da EFA

Na manhã do último sábado, 29 de abril, aconteceu o lançamento da Jornada de Pesquisa 2023 no Salão de Atos do campus da Unijuí com os Anos Finais e Ensino Médio, e os Anos Iniciais no auditório da EFA. Neste ano, a temática da jornada está relacionada à  PESQUISA CINEMATOGRÁFICA: O CINEMA E SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES, tendo como organização os professores da escola em seus diferentes níveis de ensino.

Durante o lançamento, os estudantes assistiram ao filme “A corrente do bem”, o qual retrata a história de um jovem estudante que teve a ideia de mudar o mundo através de um movimento de bondade humana proposto em sala de aula. Ao finalizar o filme, foi proposto para os estudantes da EFA uma corrente do bem, ligando para sua família ou alguém muito especial, dizendo o quanto gosta e se faz importante em sua vida. A proposta também foi lançada para a comunidade em parceria com a Rádio Unijuí FM.

Os estudantes também confeccionaram palavras em letras vazadas, unindo-se em uma corrente do bem com as demais turmas que estão expostas pela escola. Ainda, com a intenção de dar continuidade às atividades, os estudantes levaram para casa um marcador de página constando uma mensagem coletiva da escola, com ações a serem realizadas com as famílias em outros espaços.

A pesquisa sempre foi uma das nossas marcas na EFA, uma proposta que se inicia na Educação Infantil e se estende até o Ensino Médio. Nosso propósito é promover ações pedagógicas que intentem para a investigação, integrando diferentes áreas do conhecimento, em que a reflexão crítica, o questionamento, a dúvida, a comparação, a análise, a argumentação e a sistematização se façam presente. A jornada de estudos implica selecionar temas, conteúdos/conceitos ou problematizações decorrentes do que se propõe para cada turma, tendo como base o seu plano de trabalho.

Para o presente ano, será realizada uma Jornada Cinematográfica, tendo o cinema e as suas múltiplas possibilidades, buscando uma análise crítica com roteiro, nas diferentes áreas do conhecimento, em que cada turma, com base em seus objetos de conhecimento, possam pensar um filme a ser abordado amplamente em seus estudos de modo interdisciplinar, multidisciplinar ou transdisciplinariamente. Sendo assim, tem-se o cinema como linguagem e expressão artística, com a função de expressar ideias, sensações, provocando a reflexão e aprendizado.