EFA e Biblioteca Mario Osorio Marques promovem atividades para marcar datas alusivas aos livros - Unijuí

O mês de abril é dedicado, entre outras datas, à valorização e ênfase aos livros. Dia 9 foi comemorado o Dia Nacional da Biblioteca, no dia 18 foi celebrado o Dia do Livro Infantil e no dia 23 o Dia Mundial do Livro. Considerado símbolo de conhecimento e de entretenimento saudável, o livro faz parte da rotina escolar e acadêmica das instituições de ensino, seja na forma física ou, mais recentemente, também na forma virtual.

Para marcar essas importantes datas, a EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, em conjunto com a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom), estão desenvolvendo uma série de ações nesta semana especial.

Entre as atividades que os alunos da EFA vão conferir no decorrer desta semana, estão a contação de histórias  para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, feita pelas colaboradoras da Bumom: Lenice Gutterres e Rosane Arones, com o apoio das professoras das EFA.  Os estudantes também estão realizando uma visitação à exposição de livros infantojuvenis comprados e doados pelo Grêmio Estudantil Chico Mendes (Gecom) da EFA, além de acessar a exposição sobre curiosidades a respeito dos livros da Biblioteca, como os menores livros e o livro mais lido do mundo, livros produzidos por alunos da EFA e o primeiro livro feito em uma máquina de escrever, entre outras.

Como forma de incentivar a leitura, a Biblioteca Universitária, em conjunto com a Rádio Unijuí FM, também mantém um programete que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h30 e às 17h, com dicas de leitura, intitulado “Nas prateleiras da Biblioteca Mario Osorio Marques”. Nessas dicas, são dadas sugestões de leituras alusivas aos dias das profissões comemoradas no mês em curso, bem como outras datas importantes para o fazer educativo.