Efa promove mais uma edição do Desafio Empreendedor - Unijuí

Efa promove mais uma edição do Desafio Empreendedor

Durante o último dia 16 de novembro, os estudantes do nono ano e Ensino Médio da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis foram levados para mais uma edição do Desafio Empreendedor EFA: Conexões Plurais, realizado no Centro de Eventos da Unijuí. Contando com a parceria da incubadora da Unijuí Criatec, do Espaço + Inovação e Cidades Inteligentes, o evento teve a finalidade de criar uma maratona de inovação interdisciplinar, pensando soluções para Ijuí visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, desenvolvendo nos estudantes a criatividade, capacidade de planejamento e organização, liderança, trabalho em equipe, clareza e objetividade na comunicação, análise de cenários, multitarefas, facilidade em construir relacionamentos interpessoais e autocontrole emocional.

A partir de todo um cronograma, foram apresentados 11 indicadores vinculados às grandes áreas de desenvolvimento do município e que relacionam as diferentes áreas do conhecimento e cursos da instituição. As turmas foram divididas em equipes, junto de mentores que auxiliaram neste processo a partir de uma metodologia instituída, que ao final da realização com os pitchs, os mesmos foram apresentados a uma equipe externa de jurados. Os mesmos tiveram o desafio de escolher três grandes propostas destes indicadores, que foram apresentados para todo o público presente, contando com a participação da comunidade escolar que pode prestigiar este momento junto aos estudantes.

A equipe vencedora ficou para o projeto StartLe Urbanização, onde o desafio foi pensar em como trazer o sentimento de pertencimento das pessoas, melhorando os ambientes públicos, adotando a solução de reformar uma praça em parceria com as casas étnicas de Ijuí, exemplificando suas culturas e relembrando as suas origens. O segundo lugar desenvolveu um aplicativo para celular denominado APPlanta, e o terceiro lugar seria uma ideia de compensação para as pessoas que descartarem corretamente seu lixo.