Estudantes do 9º Ano lançam Podcast com dicas de leitura - Unijuí

Estudantes do 9º Ano lançam Podcast com dicas de leitura

A turma C91 da EFA acaba de lançar um Podcast com dicas de leitura na plataforma de streaming Spotify. O material traz uma diversidade de gêneros e temáticas e é destinado a leitores de diferentes faixas etárias. O EFACAST é um projeto coordenado pelo professor de Português, Leandro Renner de Moura, em parceria com a assessoria de comunicação da escola, e visa divulgar as aprendizagens construídas em sala de aula no formato de conteúdo áudio.

Seguindo as orientações da BNCC no que se refere ao desenvolvimento das habilidades de leitura, o objetivo inicial desta atividade foi aproximar os alunos do mundo dos livros e despertar o interesse por histórias, temas e reflexões, que, de algum modo, pudessem agregar conhecimentos e experiências para cada um deles. Usando o acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques e estantes virtuais, os alunos puderam escolher um livro para ler durante o segundo trimestre, observando o gênero de leitura, a autoria e o público-alvo, a fim de se identificarem com a obra enquanto leitores.

Outra importante meta de aprendizagem foi a produção de resumos dos livros. Com a orientação do professor, a turma conheceu a estrutura de um resumo, o estilo de linguagem e a finalidade social desta modalidade. Durante as aulas, cada estudante avançava em seu resumo autoral, procurando destacar os principais momentos da narrativa, como os personagens, o enredo, os desdobramentos, o clímax e o desfecho da história.

A última etapa da atividade, ancorada na habilidade EF69LP10 prevista pela BNCC, que propõe aperfeiçoar a comunicação oral dos estudantes, foi a produção de um Podcast, que consistiu na gravação de todos os resumos escritos ao longo do trimestre. Usando ferramentas de edição para conteúdo em áudio, foi possível optar por músicas de fundo e incluir, na descrição, a capa dos livros, a autoria, o gênero de leitura e o nome do aluno, despertando o interesse da turma pela divulgação desta produção com a comunidade escolar.

Confira no link abaixo as “dicas de leitura” da turma C91 da EFA ou escaneie o qrcode da imagem.