Estudantes participam de palestra sobre resíduos sólidos na EFA - Unijuí

Estudantes participam de palestra sobre resíduos sólidos na EFA

Com o objetivo de despertar o engajamento na separação dos resíduos sólidos no espaço escolar e em suas residências, os estudantes dos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio participaram de uma palestra no auditório da escola com a responsável pelo setor de gestão ambiental da UNIJUÍ, Mariluci Cavinatto.

Na ocasião a palestrante conscientizou os estudantes  sobre a  importância da separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis e as etapas posteriores ao descarte e coleta destes materiais mostrando também o trabalho realizado a respeito do tema nos espaços institucionais, que utiliza o sistema de separação baseado em cores, sendo exemplo em meio a comunidade. Foi apresentado algumas situações de impacto ambiental devido ao manejo incorreto dos resíduos, além disso expôs possibilidades para os resíduos orgânicos nas residências como a utilização de composteiras, possíveis de serem usadas inclusive em ambientes internos como apartamentos.

Segundo o professor de química e ciências Jader Rodrigo Kappaun da Silveira, “A conscientização a respeito da geração de resíduos em nossas casas e no espaço escolar e a responsabilidade coletiva sobre a separação correta deste material, bem como, as etapas que sucedem o descarte, como a coleta, triagem na associações e encaminhamento para a reciclagem ou para aterros sanitários possibilitam ao estudante compreender a importância da logística reversa para a preservação dos ecossistemas e desenvolve a empatia com a classe dos catadores, garis e demais profissionais envolvidos neste processo, uma vez que existem riscos associados a estas profissões, durante a coleta do material, principalmente quando encaminhado de maneira adequada, como é o caso de perfurocortantes”.