Estudantes do terceiro ano da EFA realizam visita técnica na usina da Ceriluz - Unijuí

Estudantes do terceiro ano da EFA realizam visita técnica na usina da Ceriluz

Com a intencionalidade de ir além da teoria aprendida em sala de aula, a turma 231 do terceiro ano da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis, acompanhados pelos professores Sandra Gelati e Gilmar Antônio Walker, estiveram na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Ijuí Centenária, de propriedade da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Social Ltda. - CERILUZ, localizada no Rio Potiribu, no município de Ijuí.

Por intermédio desta visita orientada, foi possível compreender as etapas de construção de uma usina, até a geração e distribuição de energia elétrica e observar “in loco” a barragem e a Casa de Máquinas. Na ocasião, os alunos também visitaram um moinho e uma casa antiga localizados no terreno da usina, que foram recuperados, preservando desta forma o Patrimônio Histórico Cultural, da mesma forma percebidos pelos cuidados adotados com as questões ambientais, preservação da flora e da fauna, minimizando o impacto causado com a modificação do ambiente natural.

De acordo com a professora Sandra Gelati, “Foi uma tarde de muitas aprendizagens, que com certeza permitiu que nosso terceiro ano tivesse uma visão mais ampla a respeito da energia, uma aula interdisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de física, geografia e biologia”, explicou a docente, lembrando que, este trabalho irá culminar com uma viagem de estudos à Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina, onde os alunos conhecerão a organização e estrutura de uma empresa binacional - ITAIPU.