Alunos da EFA produzem Cards digitais no laboratório de informática - Unijuí

Alunos da EFA produzem Cards digitais no laboratório de informática

Com o objetivo de desenvolver a pesquisa e os conhecimentos tecnológicos, os alunos da turma C91 dos anos finais da EFA - Centro de Educação Básica Francisco de Assis - utilizaram o espaço do Laboratório de Informática da escola para produzir Cards digitais que trazem os cientistas mais influentes do mundo.

A proposta foi desenvolvida na disciplina de Língua Portuguesa e teve como intenção inicial atrair os alunos para a prática de textos multimodais, que se constituem pela articulação de várias linguagens, sempre com a finalidade de divulgar uma ideia, um produto ou um conhecimento através da tecnologia e da criatividade. O professor Leandro Renner de Moura, que acompanhou os estudantes na atividade, conta que, “nas últimas semanas, a turma iniciou uma unidade temática importante, que aborda a relevância da ciência na vida atual. Começamos, então, um percurso reflexivo em torno do assunto, partindo de diferentes motivações, como palestras, vídeos e textos, tratando da onipresença do conhecimento científico em nossas vidas”.

De acordo com o professor, “em um segundo momento, foi feito um resgate histórico dos cientistas mais influentes do mundo, refletindo sobre como suas descobertas contribuíram diretamente para o progresso da humanidade. Eis que surge a ideia de produzir cards personalizados de alguns dos grandes nomes da ciência, como Isaac Newton, René Descartes, Sigmund Freud, Charles Darwin, Stephen Hawking, entre outros. Divididos em equipes, os estudantes iniciaram ampla pesquisa, e utilizando aplicativos com ferramentas de edição, produziram cards que apresentam a fotografia, a nacionalidade e os principais feitos de cada cientista, com visual estético que dialoga com as cores e as logomarcas da EFA”.