EFA promove conexões colaborativas em mais um ano letivo - Unijuí

EFA promove conexões colaborativas em mais um ano letivo

Escola em conexão com tudo o que crianças e jovens precisam para seu desenvolvimento intelectual e social. Assim, mais um ano letivo se inicia na EFA e, com ele, novas expectativas, novos projetos, novos anseios, novos desejos, planejamentos pedagógicos e estudos visando atingir nossos propósitos: ensino de excelência e aprendizagem humanizadora, que estimulam a investigação, o protagonismo, a criatividade e a inovação.

A escola está organizada para receber no dia 21 de fevereiro todos os seus estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Neste sentido, a preparação inicia-se com a recepção e acolhida aos professores e colaboradores nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, quando acontece o Ciclo de Estudos, um encontro que envolve o grupo em estudos, planejamento e motivação para o ano que inicia.

Para este ano, a EFA está com todos os ambientes estruturados para receber as crianças e jovens que já fazem parte da escola e também os novos estudantes, bem como proporcionando espaços de diálogo às novas famílias que vêm de forma significativa aderindo à proposta de educação da escola. Salientamos que na Educação Infantil as salas de aulas estão organizadas para atender demandas dessa faixa etária com mobiliário adequado, jogos, livros e brinquedos, além de projeto de música, inglês, Educação Física e planejamento arrojado e criterioso das professoras regentes.

O projeto Clube de Estudos é um diferencial significativo para os estudantes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, com objetivo de qualificar e ampliar aprendizagens básicas de cada turma da Educação Básica. Para as crianças do 1º ao 5º ano, espaço que proporciona a retomada e aprofundamento de conceitos e conteúdos dos diferentes anos de ensino. Para os jovens do 6º ao 9º ano, este projeto visa potencializar as aprendizagens referentes aos conteúdos essenciais de cada turma, promover construir aprendizagens de forma contextualizada, sanar lacunas e intensificar conteúdos referentes a todas as áreas do conhecimento.

Cabe destacar o Novo Ensino Médio que será implantado na escola de acordo com as exigências previstas na legislação. Os estudantes seguirão tendo todas as disciplinas mínimas exigidas na grade curricular atual e serão acrescentados outros saberes complementares a esta formação, através das Trilhas Formativas, percursos que aprofundam e ampliam aprendizagens, interligando as quatro áreas do conhecimento e sua aplicação em contextos diversos, os quais englobam dois projetos norteadores: Conexões, Economia e Sociedade; Conexões e o Futuro das Cidades. Neste contexto, haverá propostas com desafios empreendedores, projeto de vida e o projeto investigativo, a fim de conectar o estudante às diversas possibilidades de ensino e aprendizagens.

“Todo início de aulas carrega em si expectativas, esperanças e desafios. O nosso papel como direção é vivenciar cada momento ao lado dos estudantes e das famílias. Estamos com uma escola organizada, cada vez mais próxima e fortalecendo laços com a comunidade escolar. Nosso desejo é que tenhamos um ano letivo intenso, feliz e transformador”, conclui a diretora da escola, Maria do Carmo Pilissão.