EFA - 53 ANOS DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA - Unijuí

EFA - 53 ANOS DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

A EFA, Centro de Educação Básica Francisco de Assis, completou seus 53 anos de existência. Nasceu pela inquietude de um grande educador e pensador, Mário Osório Marques, defendida por ser uma escola que encantasse, de uma educação inovadora, participativa e comunitária, que valorizasse e investisse na criança e na infância vislumbrando uma sociedade humana cooperativa, solidária e criativa.

Tudo começou em 15 de julho de 1968 com a criação do IPPI (Instituto Psicopedagógico Infantil), atendendo crianças de 02 a 06 anos de idade.

IPPI (Instituto Psicopedagógico Infantil), 1968

Em 1973 muda a denominação para Escolinha de Arte da FIDENE e em 1976 para Escola de 1º Grau Francisco de Assis. Em 2001 aconteceu a implantação do Ensino Técnico, ofertados cursos técnicos com destaque para o Técnico de Enfermagem, localizado hoje na cidade de Três Passos/RS. Apenas em 2007 foi nomeado e que está até hoje como Centro de Educação Básica Francisco de Assis.

No mês de fevereiro de 2013, a EFA realizou a transferência definitiva de suas atividades escolares para o prédio da FIDENE - Sede Acadêmica. A estrutura física da fundação mantenedora foi remodelada interna e externamente para acolher estudantes da educação Infantil ao Ensino Médio, respeitando as características de cada etapa de ensino, dado que na época a EFA ofertava Educação Infantil (a partir dos três anos de idade) até o Ensino Médio.

Em comemoração aos 53 anos da escola e adequando-se a estes tempos de pandemia, a EFA teve uma programação diferenciada esse ano, mas não menos importante. Em junho aconteceu o lançamento dos Projetos Clube de Estudos para os anos finais do Ensino Fundamental, tendo como uma oportunidade de retomar e aprofundar conceitos desenvolvidos em 2020, com ênfase em aprendizagens contextualizadas. Já para o Ensino Médio foi ofertado o projeto Conexões, com ensejo de promover interações das diferentes áreas do conhecimento, propiciando aos estudantes novas oportunidades de construir aprendizagens a partir de debates e entendimento de diferentes temáticas do contexto social atual.

Em julho, no mês de aniversário da escola, foi marcado por atividades diversificadas, entre elas o lançamento da Jornada de Pesquisa 2021 - Conexões Plurais, pelo canal oficial do Youtube, momento em que cada turma socializou um spoiler referente ao estudo que estava acontecendo. Este ano a jornada de pesquisa tem como objetivo principal estabelecer a conexão entre as diferentes áreas do saber, com vistas a aprendizagem de forma contextualizada.

A EFA mantém viva na efetivação de seus princípios a educação para a sensibilidade, a valorização das diferentes linguagens e expressões, nesse sentido, no dia 08 de julho os alunos tiveram a oportunidade de prestigiar a Companhia CADAGY, Grupo cultural universitário vinculado a Vice - Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, que brilharam e encantaram crianças, adolescentes e jovens com movimentos únicos que caracterizam a magnitude do grupo.

Somando-se a valorização da cultura corporal, foi realizada uma aventura no bosque com as crianças da Educação Infantil, atividade esta coordenada pelas professoras de Educação Física Eduarda e Silvana.

Aventuras no Bosque com as turmas da Educação Infantil

A instituição prima pela parceria entre família e escola, ambas com papéis distintos na formação dos estudantes, mas que se complementam pela dialogicidade e união, promovendo assim o desenvolvimento cognitivo e social dos sujeitos. A escola tem a grata satisfação de poder contar com a colaboração das famílias em diferentes eventos, tais como o Chá EFAmília, que neste ano aconteceu no dia 10 de julho, no formato Drive Thru. A atividade foi organizada pelo conselho de Pais e Equipe Diretiva, contando com a participação dos professores e grande colaboração das famílias que vieram buscar o prato e degustar junto aos familiares, ornamentada com uma linda exposição de arte: Colcha de retalhos, resultado de ilustrações dos estudantes das turmas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, tendo como proposta incentivar os nossos alunos a pensar nas essências, histórias e memórias da EFA.

Chá EFAmília em formato Drive Thru, 2021

Finalizando as atividades do semestre, o Curso Técnico de Enfermagem da EFA - Campus Unijuí Três Passos, comemorando seus 17 anos, realizou webinar online reunindo professores, estudantes e egressos do curso para formação continuada com convidados da área da saúde, compartilhando conhecimento, experiências e trajetórias de vida profissional. Outro momento especial do curso é a formatura da 14ª turma, quando a EFA Três Passos entrega à comunidade um novo grupo de profissionais preparados para atuar com qualidade, responsabilidade, engajados aos valores trabalhados durante suas trajetórias no curso, quais sejam, o compromisso com a humanização, postura e ética para o enfrentamento, com êxito, do dia a dia enquanto profissionais da Enfermagem.

Formandos da 14ª Turma do Técnico em Enfermagem, 2021

Com vistas à continuidade da proposta educativa escolar, a equipe diretiva fomenta o grupo EFA para manter a essência da escola, cujos princípios estão alinhados à educação humanizadora, cooperativa e solidária, em que as aprendizagens construídas fazem sentido na vida dos estudantes, conectada às demandas dos novos tempos. Nossos educadores estão abertos a novas possibilidades de ensinar, a trabalhar com avanços tecnológicos, sempre dispostos a conhecer outras ferramentas para além daquelas que já utilizam, criando um ambiente propício a sugestões e à criação coletiva, promovendo e incentivando a pesquisa e o protagonismo estudantil.

Chá em comemoração ao dia da família - EFAmília, 2019

Equipe Diretiva