EFA - Conexões Plurais - Unijuí

EFA - Conexões Plurais

Unir esforços, criar laços colaborativos, tomar decisões e enfrentar os desafios que se apresentam no novo contexto, são aspectos importantes vivenciados na EFA por todos os estudantes, docentes e colaboradores. Nesse sentido, a Escola inovou para tornar o processo de ensino e aprendizagem ainda mais conectado e plural. Exploramos as diversas possibilidades para seguir atualizados e em movimento. As diversas formas de aprender e ensinar tornam nosso aprendizado significativo e o estudante se conecta ao conhecimento por meio de um universo de possibilidades.

Retomamos as aulas presenciais no dia 28 de abril, de forma escalonada com as turmas da Educação Infantil, de acordo com todos os protocolos de segurança do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus - Covid-19. Já no dia 03 de maio, as turmas dos Anos Iniciais e Anos Finais retornaram e na quarta-feira, dia 05, as turmas do Ensino Médio. Trabalhamos incansavelmente para deixar todo o ambiente da Escola seguro, a fim de possibilitar a continuidade dos estudos tanto na presencialidade quanto na forma remota, oferecendo suporte e qualificando o ensino e a aprendizagem.

A EFA está trabalhando com diversos projetos extra curriculares, um deles é a Assessoria Psicopedagógica que oportuniza às crianças e jovens um espaço qualificado para a construção do conhecimento, contribuindo para a superação das dificuldades ou transtornos de aprendizagens. Pauta-se na orientação de estudos, proposição de atividades de intervenção e reabilitação que auxiliarão no processo de aprendizagem. Além disso, contribui para evitar ou diminuir a baixa estima, os transtornos sociais, afetivos e intelectuais.

Também está vigente o Clube de Estudos voltado para o Ensino Fundamental, visando atender as especificidades e necessidades de cada turma, a fim de potencializar as aprendizagens básicas nos Anos Iniciais e Finais, promovendo interações nas diferentes áreas do conhecimento de acordo com a proposta da Escola e com adequações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Outro projeto que está em vigor é o Aprofundamento, voltado para os alunos do Ensino Médio, com a intensificação das redações, visando aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a capacitar os estudantes para enfrentar diferentes temas e propostas de escrita. No segundo semestre, o projeto Conexões será colocado em prática. Entre outros aspectos, propõe-se a intensificar estudos referentes às diferentes áreas do conhecimento.