Gêneros textuais e atividades físicas! - Unijuí

Gêneros textuais e atividades físicas!

A diversidade de gêneros textuais aliada a um projeto interdisciplinar, traz infinitas possibilidades de registro, enriquecendo a construção na articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para um aprendizado significativo.

Neste sentido,  os professores do 2º ano,  turma 221, Sérgio Roberto Santos e Rosana Barros uniram, em uma produção comum, alguns conceitos prescritos nas disciplinas de Educação Física e Português e propuseram aos alunos que produzissem um e.flyer.

Para tal, analisaram-se as funções da linguagem com destaque à função conativa e à referencial, bem como a importância do texto de linguagem verbal e não verbal. Destacou-se  a importância de observar-se o interlocutor a quem se dirige o apelo e o quanto é necessário destacar-se uma intimação de forma a emocionar e convencer.

Na disciplina de Educação Física, os estudantes, foram chamados a criar um “convite” para a prática de uma modalidade esportiva com a qual se identificassem. A partir dessa proposta os alunos, além de conhecer um pouco mais sobre a prática esportiva, agiram como promotores dessas práticas, junto aos colegas e comunidade escolar, mostrando os seus benefícios do ponto de vista da saúde física e do bem estar social.