EFA com afeto realiza atividade em parceria com o curso de Psicologia da Unijuí - Unijuí

EFA com afeto realiza atividade em parceria com o curso de Psicologia da Unijuí

O projeto EFA com AFETO, em parceria com o curso de psicologia da Unijuí, recebeu acadêmicos para momentos de conversa e reflexão. Esta atividade ocorreu com as turmas C91 e 211, uma vez que ambas finalizam neste ano de 2020 uma etapa importante da educação Básica. A C91, finaliza o ensino fundamental e projeta o ensino médio e o terceirão termina seu percurso da educação básica e alça voos maiores.

Para Renan Martins de Melo estagiário do curso de psicologia da Unijuí, “é muito importante estarmos inseridos dentro dos projetos de instituições de ensino. Para nós, é uma grande oportunidade de aprendizado e também de sustentar nosso compromisso com a saúde mental”. Segundo ele: sua função não é de levar respostas ou ensinar, mas sim permitir que os próprios adolescentes criem autonomia para lidar com suas questões pessoais, especialmente neste período de passagem à outra fase da vida.

Larissa Bernardi que também faz parte do projeto salienta que a EFA ao fornecer espaços democráticos de fala aos alunos, torna possível evocar discussões sobre os atravessamentos típicos da adolescência, que ficam ainda mais evidentes diante do cenário de pandemia. “É um momento em que podemos, através da escuta do semelhante, refletir acerca das nossas próprias ações e conflitos”, finaliza.

Os estagiários ainda relatam que é extremamente relevante que a instituição trabalhe não apenas com o papel de auxiliar a construção do caminho profissional e educacional de cada aluno, mas com a aspiração de promover um exercício de cidadania, onde esse projeto interior permite-se ser significado dentro também da comunidade.

Para a coordenadora do projeto, Professora e Orientadora Eduarda Burckadt, a parceria com o curso de psicologia da Unijuí sempre agregou muito nas proposta da nossa escola. As ações pensadas dentro do Projeto Afeto foram importantes e significativas para estas duas turmas que passam por um momento bem especial da educação básica. “Nossa intenção é proporcionar espaços para fala entre os pares e isso vem acontecendo com a demais turmas dos Anos Finais e Ensino Médio de diferentes maneiras, com momentos de fala e escuta sobre lembranças importantes da escola, sobre as dificuldades e aprendizagens neste momento de pandemia, bem como momentos de trocar experiências sobre a organização da sua rotina e as descobertas desse tempo de estudos diferente.