EFA realiza Jornada de Pesquisa Virtual - Unijuí

EFA realiza Jornada de Pesquisa Virtual

Viajar, visitar, conhecer e apreciar diferentes lugares, suas histórias, sua cultura, costumes e  modos de vida. Relacionar os conceitos estudados e articular com o mundo vivido. Tornar  significativo os conhecimentos científicos. Conhecer  diferentes locais e ampliar a  bagagem cultural, histórica e social dos estudantes. Essa foi a proposta da Jornada de Pesquisa - Viagens Virtuais, conhecer, explorar e estudar, realizada ao longo dos últimos meses na EFA.

As pesquisas  começaram a ser desenvolvidas em diferentes períodos, dependendo da especificidade de cada turma e intensificadas a partir do mês de agosto, tendo  suas socializações em outubro.

Foram dias de muito aprendizado, criatividade ,  explorando e utilizando   os mais diversos recursos digitais. Os estudantes embarcaram nesta viagem  e visitaram  virtualmente   lugares contemplados  nos planos de trabalho de cada turma, etapa/nível de ensino.

O propósito da EFA sempre foi ofertar no currículo escolar um roteiro que promova aprendizagens escolares aliadas a   viagens de estudos porém , a pandemia causada pelo novo Goronavírus trouxe apreensão e impactos inevitáveis para o presente momento, causando empecilhos em  nosso planejamento  de viagens de estudos  realizados anualmente pela escola, conta a diretora Maria do Carmo Pilissão. Entretanto, foi necessário respeitar e compreender  novos tempos mas,  nos reinventamos e tornamos possível   conhecer os locais de destino de cada turma nos  conectando a eles virtualmente.  sempre com um olhar pedagógico criterioso, sensível e pesquisador  de acordo com a proposta pedagógica da escola. .

Participaram da Jornada todas as turmas da Escola, desde as crianças da Educação Infantil ao estudantes do  Ensino Médio. Todas as socializações aconteceram de forma online via Google meet e com a participação de familiares e convidados.

Segundo a diretora da Escola, o projeto de ensino conecta o estudante ao aprendizado . Salienta que a Jornada de Pesquisa foi um sucesso, as reuniões virtuais foram momentos especiais, nos quais os processos de ensino e aprendizagens estiveram em evidência, com grande  participação dos estudantes, professores, familiares e convidados .