TEXTUALIZANDO: Oficina de Leitura e Redação no terceirão da EFA - Unijuí

TEXTUALIZANDO: Oficina de Leitura e Redação no terceirão da EFA

O terceirão da EFA iniciou um novo projeto com objetivo de auxiliar e intensificar os estudos sobre elaboração de redações para vestibulares e processos seletivos. Trate-se do “Textualizando”, que tem a frente o professor Me. Leandro Renner de Moura.

Segundo o professor, que possui vasta experiência em cursinhos preparatórios e pré vestibulares, a ideia é que por meio de aulas e atividades dinâmicas, aperfeiçoar as capacidades de argumentação, pensamento crítico, organização das ideias e clareza linguística, de modo a torná-los capacitados a enfrentar diferentes temas e propostas de escrita.

As aulas terão como um primeiro momento o chamado Brainstorming, em português “chuva de ideias”,  em que os alunos interagem opinando  questionando sobre temas da atualidade como política, sociedade, ciência, mídias, etc. Em um segundo momento, diferentes conteúdos ligados ao processo de escrita serão estudados pela turma,  incluindo a apropriação das características sistêmicas dessa modalidade de texto. O terceiro momento é o da prática. Os alunos recebem propostas de redação, textos motivacionais e folha sob medida para aferir os conhecimentos construídos. Por fim, cada estudante terá sua redação corrigida com as devidas sugestões para aprofundamento e reescrita.

Inicialmente o  projeto terá duração de três meses, iniciando-se no mês de Setembro com previsão de término para o mês de novembro, com duas horas semanais (1h aula online e 1h de estudos orientados). Nas terças-feiras, das 14h às 15 horas, ocorre a aula online via Google Meet. Os estudos orientados serão desenvolvidos via Google Classroom e são gratuitos para os estudantes da turma 231 da EFA.  O projeto será ampliado gradativamente de modo a contemplar todo o Ensino Médio em 2021.