EFA - RETROSPECTIVA 1ºSEMESTRE 2020 - Unijuí

EFA - RETROSPECTIVA 1ºSEMESTRE 2020

Nosso ano letivo iniciou dentro da normalidade que estávamos acostumados. Expectativas, novas turmas, novos projetos, novos professores e colegas,  horários, enfim, um grande desejo de retomar a rotina de estudos, promover o ensino, a aprendizagem e o envolvimento com as famílias. Porém, a Pandemia que assolava outros países e parecia distante, chegou rapidamente até nós. A mudança nas formas de gerir a educação escolar foi inevitável. Tínhamos a certeza de que precisávamos tomar uma atitude para que nossos estudantes continuassem com os estudos, e que as famílias pudessem contar com a Escola para enfrentar este momento. Imediatamente nos reinventamos, mudando nossas organizações e nosso planejamento  foi alterado. As palavras de ordem foram e continuam sendo o cuidado e a aprendizagem. A EFA, com o apoio de todos vocês que fazem parte da comunidade escolar, vem evidenciando  empenho, dedicação, profissionalismo dos docentes e graças a parceria da mantenedora Fidene com  o Google for Education, garantiu a possibilidade de acesso as melhores ferramentas de Ensino do Mundo, dando continuidade as aulas, agora de forma remota.

Ao finalizar o primeiro semestre entendemos pertinente, fazer uma retrospectiva da nossa nova organização de enfrentamento desta situação que tem sido delicada para todos nós. Segue abaixo o que denominamos de linha de tempo daquilo que  vivenciamos até o momento:

• INÍCIO ANO LETIVO - 17/02
  • AULAS PRESENCIAIS 1º SEMESTRE: DE 17/02 A 18/03
  • Dia 16/03 1ª nota comunicando sobre a  suspensão das aulas presenciais de 19/03 até 30/03, seguidas de outras 6 notas oficiais, com base nos decretos do governo estadual e municipal, comitê institucional da Fidene, mantendo as aulas online sempre com o objetivo de cuidar e preservar vidas.
  • ORGANIZAÇÃO DAS AULAS ONLINE: Foram pautadas nas normas determinadas pelo MEC ( Ministério da Educação e Cultura), CNE (Conselho Nacional de Educação) e  CEE (Conselho Estadual de Educação) para este período de Pandemia. Os professores da escola realizaram reuniões e estudos de aprofundamento no uso das várias  ferramentas do Google.
  • Educação Infantil: a manutenção do vínculo entre crianças e professores iniciou com vídeos e áudios explicativos às famílias, seguindo com interações online pela plataforma Plurall e contatos frequentes via whatsapp.
  • Anos Iniciais: material para estudo e pesquisa inicialmente entregue aos pais conselheiros, os quais encaminharam nos grupos de  whatsapp das turmas específicas, posteriormente iniciou-se com aulas online pelo meet, via plataforma Plurall e retirada de xerox das atividades na escola.
  • Anos Finais: material para estudo e pesquisa encaminhados no dia da aula pelo Portal Institucional (EFA/UNIJUÍ) e pelo Google Classroom. Seguindo um horário especial os estudantes têm aulas em tempo real pelo Google meet.
  • Ensino Médio: material para estudo e pesquisa encaminhados no dia da aula pelo Portal Institucional (EFA/UNIJUÍ) e pelo Google Classroom. Seguindo um horário especial os estudantes têm aulas em tempo real pelo Google meet.
  • Para otimizar os estudos em casa, foram publicadas nas redes sociais da escola e nos grupos de whatsapp das turmas, roteiros de estudos, dicas especiais de organização para o estudo em casa e dicas de cuidado com a saúde mental.
  • Mantendo a rotina da escola de promover debates, seminários e palestras foi criado o espaço Mesa web com objetivo de propiciar reflexões acerca de temas pertinentes ao momento vivido, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem.
  • Os professores da escola com o  propósito de dar continuidade às aprendizagens e cumprir com  os objetivos para o ano letivo utilizaram diferentes metodologias e recursos, buscando diversos meios de ensinar no ambiente virtual.
  • O segundo semestre iniciará dia 03/08, o formato das aulas seguirá orientações e normativas vigentes para o período e será divulgado na última semana de julho, nos canais de comunicação oficiais da EFA.
  • Considerando as especificidades do momento, neste ano o calendário escolar será semestral para todos os níveis de ensino. Assim, na primeira semana de agosto estaremos informando datas de reuniões com famílias, entrega de pareceres, postagem de conceitos( Anos Finais) e notas ( Ensino Médio) no portal EFA/UNIJUÍ.

Cientes do empenho de cada um perante a situação inesperada e difícil que estamos vivendo, seguimos contando com a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, e que nossas ações sejam marcadas por muita sabedoria, sensibilidade e cuidado.

Nosso reconhecimento e gratidão!