Sarau Poético B51 - Unijuí

Sarau Poético B51

O 5º Ano apresenta a série “Sarau Poético”. Refere-se aos conteúdos estudados no decorrer do primeiro trimestre de 2020 no componente curricular de Língua Portuguesa, com enfoque na abordagem dos gêneros textuais.

Segundo a professora Elisabete Andrade, além de aprender sobre como o texto de uma poesia é estruturado a partir do estudo dos conteúdos relacionados a formação de versos e estrofes, a linguagem real e figurada, também adentraram o mundo do imaginário poético, conhecendo poetas brasileiros e poetas gaúchos, envolvendo pesquisas desenvolvidas pelas crianças.

“Durante as aulas tínhamos o nosso “Sarau Literário” em que os poetas e as poesias eram apresentadas pelas crianças”. Os estudantes do 5º Ano foram desafiados a escrever seu próprio texto poético, este aqui apresentado a partir dos vídeos produzidos pelas crianças com o auxílio de suas famílias.

A temática dos poemas escritos pelas crianças teve o objetivo de pensar a situação enfrentada atualmente em contexto global: a pandemia do COVD-19 e partiu das perguntas: O que quero para mim, para as pessoas, para a vida? O que pensar do presente e o que quero para o futuro? São belas as produções e os desejos das crianças, que podem ser conferidas em vídeo nas Redes Sociais da Escola.