Orientações de procedimentos e condutas CORONAVÍRUS /COVID - 19 - Unijuí

Orientações de procedimentos e condutas CORONAVÍRUS /COVID - 19

A EFA, já na primeira semana de março, iniciou ações de esclarecimento e orientações aos seus estudantes, professores e funcionários sobre CORONAVÍRUS. Realizamos palestras com a professora de Ciências/Biologia Mariana Trevisan e as enfermeiras do SESMT da UNJUÍ/ FIDENE ocasião em que foram socializadas  informações sobre o vírus e cuidados essenciais para evitar contágio, orientou-se a higiene das mãos, etiqueta respiratória, estímulo ao uso de recipientes individuais para o consumo de água, além de todas as salas de aula receberam frascos com álcool gel e  suspensão de chimarrão nos setores.

Da mesma forma, nossa mantenedora FIDENE, atenta e considerando o cenário da saúde pública mundial, em especial de nosso Estado e da nossa Instituição emitiu orientações de procedimentos e condutas para prevenir a transmissão do coronavírus recomendadas pelo Ministério da Saúde,  divulgadas na página da Unijuí, diariamente atualizadas em https://www.unijui.edu.br/comunica/institucional/33285-coronavirus-nota-oficial e nas redes sociais da EFA. Solicitamos que as famílias acompanhem essas notícias. Enfatizamos:

• Se a criança/adolescente apresentar sintomas de virose (febre, tosse, dor no corpo, coriza, falta de ar) deve procurar seu médico e a EFA comunicada do fato. Nesta situação, o estudante não deve ser enviado à Escola.
  • Estudantes considerados em grupo de risco (cardiopatas, pneumopatas, nefropatas, diabéticos, oncológicos, imunossuprimidos) terão a possibilidade de afastamento escolar. Havendo decisão da família de nesses casos, permanecer com  o estudante em casa, comunicar a Escola para encaminhamento das atividades.
  • evitar aglomeração ao trazer e buscar o estudante, permanecendo o menor tempo possível na Escola.
  • Evitar contatos físicos (abraço, beijos, toque de mãos, proximidade)

Também informamos que estão canceladas:

- Atividades de Integração das turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais

- Reuniões com famílias das turmas dos Anos Finais e Ensino Médio que estavam programadas para os dias 18 e 19 de março.

- Atividades, palestras, debates envolvendo mais de uma turma.

- Passeios, viagens, saídas à campo e visitas.

O  Comitê Institucional de Prevenção, em caráter permanente revisará as orientações, conforme  a evolução da pandemia. Em caso de paralisação das atividades comunicaremos imediatamente. Todas as atualizações serão publicadas pelos canais oficiais da FIDENE e EFA.