EFA realiza manhã de reflexão acerca do espaço da mulher na sociedade - Unijuí

EFA realiza manhã de reflexão acerca do espaço da mulher na sociedade

A escola iniciou a semana falando sobre as lutas e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo da história. A reflexão pensada  pela coordenação pedagógica e grupo de professores, reuniu no auditório Estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, e começou com o estudante do segundo ano do Ensino Médio, Bruno Fonseca, cantando a música, “Garotas”, de sua autoria. Em seguida professoras e funcionárias recitaram o poema Razão de Ser Mulher, da escritora Liziane Agostini, do Círculo de Escritores de Ijuí - Círculo Fora da Gaveta.

A  professora de Artes da EFA, Janaina Feller conduziu uma reflexão, sobre a história da vida da artista Mexicana, Frida Kahlo, falando da luta e trajetória dessa pessoa tão importante na busca da igualdade de gênero. Para a professora, falar sobre Frida é trazer a tona muitos aspectos que podemos contextualizar na sociedade. “É falar de sentimentos, emoções, é valorizar nossas histórias de vida e que podemos escolher caminhos diferentes diante das situações que vivemos. Trazer a arte para ser pensada e refletida com os estudantes é algo que a escola traz no seu projeto de educação humana e cidadã, de sensibilização, de um olhar cuidadoso com o ser humano que está conosco”, finaliza a educadora.

A atividade teve ainda a participação da professora Sandra Nunes Rosa, contextualizando a busca histórica das mulheres por direitos iguais aos homens, e os desafios que ainda são enfrentados pelas mesmas. Para ela é fundamental pensar os espaços da mulher em sociedade e refletir sobre a representação da mesma nos diversos lugares, pois conforme a professora, “se somos mais de 50% da população onde estamos no congresso,  na Câmara, nas universidades, etc...Porque é tão restrita a participação das mulheres em determinadas profissões? Mais que celebrar é momento de reflexão e questionamentos”.