EFA reúne professores para planejar o ano letivo - Unijuí

EFA reúne professores para planejar o ano letivo

Os dias 12 e 13 de fevereiro foram de reencontros e estudos para os professores e funcionários da EFA. O tradicional ciclo de estudos de verão reuniu os colaboradores da Escola para fortalecer o projeto educativo da instituição pelo fazer individual e coletivo, além de pensar e projetar o ano letivo de acordo com o Referencial Gaúcho e Base Nacional Comum Curricular, e claro, fortalecer e integrar laços afetivos.

Em um primeiro momento, no centro de eventos da UNIJUÍ, a Diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, juntamente com a Equipe Diretiva acolheram o grupo. Em seguida a convidada especial, professora Eronita da Silva Barcelos, problematizou a temática  “EFA- da idealização à efetivação de um projeto educativo”. A professora contou um pouco sobre sua trajetória, que por muito tempo andou lado a lado com a da Escola. Na ocasião foi discutido os princípios norteadores, base para o fazer pedagógico e o perfil do professor EFA, com referências no trabalho acadêmico deixado pelo professor Dr. Mário Osório Marques.

Já na quinta feira a acolhida foi no auditório da Escola, com depoimentos de profissionais educadores que contribuíram na construção da proposta EFA,  deixando uma mensagem sobre o ser EFA e as marcas que a mesma deixou em suas vidas. Em seguida aconteceu uma produção coletiva com objetivo de ressignificar princípios norteadores do fazer pedagógico, refletindo aspectos que precisam ser renovados, ampliados e revigorados considerando o tempo presente e as demandas da sociedade contemporânea. Na sequência ocorreu a socialização das ações.

O ciclo se encerrou com a revisão do Plano de Referência, Planos de Estudos, planos de trabalho, do planejamento primeiro dia de aula e demais organizações pertinentes para receber os estudantes na segunda feira, dia 17/02.

As aulas iniciarão dia 17/02, às 8h, no auditório, com Ensino Fundamental/Anos Finais e Ensino Médio. No turno da tarde iniciará às 13h30min, também no auditório, para Anos Iniciais. Já as crianças da Educação Infantil, serão conduzidas pelas famílias até as respectivas salas de aula. Neste dia as aulas se encerram às 16h para todas as crianças.