Literatura e Cultura na EFA. - Unijuí

Literatura e Cultura na EFA.

Aconteceu na manhã da última quarta feira, 22 de agosto, o Sarau literário da EFA, envolvendo alunos do nono ano ao ensino médio, professores e um convidado especial, o professor Anderson Amaral do curso de Letra das Unijuí.

O evento foi organizado pela professora de literatura da EFA, Anamaria Pereira Moreira, nos conta que na acepção de literatura como arsenal da memória cultural, ela é promotora da tradição e da identidade. É por meio dela que alguns fenômenos culturais ficam registrados na linguagem literária e se preservam na memória cultural.  Ao serem resgatados, seja em sala de aula, ou eventos como o Sarau literário, possibilitam preencher lacunas de várias ordens: literária, social, política, existencial.  Quando estudados, vivenciados na prática, há, sem dúvida, ganhos para área e para os estudantes.  Pensando nesse preenchimento, nesse olhar que dialoga com a tradição literária e a identidade dos nossos alunos, que se pensou numa proposta que contemplasse  a individualidade de pensamento desses à partir das suas escolhas de texto para o evento. E para dar visibilidade da diversidade desses indivíduos, se dividiu o palco em dicotomias antiéticas, para oportunizar poemas que falassem de vida, amor, natureza, infância, patriotismo em uma caracterização diurna (solar) e do outro lado, poemas que dissessem da morte, dos amores desencontrados, de crítica social e política, pela visão deles, em um espaço visualmente noturno, conta a professora.

Além do diálogo literário, foi um momento de pensar a língua portuguesa e as línguas estrangeiras que nossa escola oferta: espanhol e inglês.  Foi um momento lúdico, educativo, artístico que comungou com a proposta da jornada de pesquisa desse ano da EFA,  que contemplou a arte  Cultura como proposta de estudo.