Quarto ano realiza visita ao jornal da manhã - Unijuí

Quarto ano realiza visita ao jornal da manhã

A turma B41, quarto ano da EFA, vem realizando ao longo do ano um projeto que aborda diferentes gêneros textuais denominado B41 em cena: leituras e produções, cujo objetivo é imaginar, pensar, movimentar, trabalhando esses gêneros.

Dentre algumas ações já realizadas ao longo do ano no projeto estão os jogos dramáticos com literatura de cordel, visita a museus, linguagem fotográfica e a gravação de um telejornal.
Atualmente a turma está trabalhando o texto jornalístico, estudando como se constrói uma reportagem, desde a escolha da pauta até a entrevista com os personagens e por fim, a redação escrita.
Para aprofundar esta etapa do trabalho, na última quarta feira, 18/08, a turma acompanhada pela professora Sonia Kinalski e pela auxiliar Laura Scherer, visitou as instalações do Jornal da Manhã, a fim de conhecer o funcionamento e a organização da redação de um jornal impresso.
Na visita os estudantes fizeram anotações e visualizaram a rotina e funcionamento do Jornal. A aluna Isabelle Marino, conta que conheceram onde as pessoas escrevem o jornal, os estúdios da rádio, e em seguida foram para a parte da produção, onde é feita a impressão e montagem do Jornal e da Revista Stampa. Para a estudante Pietra Bottega é de extrema importância ter um veículo de comunicação como o Jornal da Manhã, pois ele contribui para o processo de transmissão de informações em nossa sociedade.
A professora Sonia enfatiza que as crianças desenvolvem se cognitivamente com a interação em outros ambientes além da sala de aula, pois as pesquisas in loco se transformam em uma experiência além de lúdica de grande aprendizado. O próximo passo da turma será a construção e produção de um jornal impresso.