Construção de pontes é tema de estudo do Nono ano da EFA - Unijuí

Construção de pontes é tema de estudo do Nono ano da EFA

Na última quarta feira dia 05/06, a turma C91, novo ano da EFA, acompanhados pelas professoras Eduarda Burckardt, Carla Dal Molin e Rubia Hermmann, foram até a sala de metodologias múltiplas do Deceng para mais uma ação voltada para a Jornada de pesquisa do ano.

A tarde foi destinada ao estudo das Pontes de palito, momento em que professores e alunos do curso de Engenharia Civil da Unijuí falaram sobre a construção de pontes e os conceitos técnicos envolvidos nesse processo.

Em um segundo momento a tarefa foi desafiar os alunos a construir a estrutura de uma ponte com palitos de picolé, e posteriormente sujeita-las ao teste de ruptura de ponte para analisar quantos kg cada estrutura suporta.

A atividade foi organizada e contou com a colaboração dos alunos pesquisadores do Núcleo de estudos em construção e sustentabilidade de Santa Rosa sob a coordenação do professor Éder Claro Pedrozo.

Esta ação foi pensada como forma de enriquecer os estudos da turma para a jornada de pesquisa,  EFA pela cultura: revitalizar e construir, em que está sendo analisada os possíveis  pontos turísticos do município conta a professora Eduarda. Nesse contexto a Ponte de ferro do Itaí é foco de estudo para esta turma que investiga formas de revitalização para possíveis empreendimentos turísticos no local.

A atividade ainda não foi encerrada, outros momentos vão acontecer em breve, para que as pontes sejam testadas e premiadas.