Turmas realizam passeio no Bosque - Unijuí

Turmas realizam passeio no Bosque

As turmas B21 e B22 realizaram um passeio no Bosque dos Capuchinhos, acompanhados pelas professoras Aline Bonesso Kusiak e Letícia da Silva, com o objetivo de observar o espaço e também brincar com os colegas, um momento em que todos soltaram a imaginação, vivenciando situações de lazer.

[...] o brincar constitui um meio privilegiado de interação e de evolução para a criança. É um poderoso mecanismo de aprendizagem com o qual a criança adquire conhecimento, desenvolvendo suas capacidades de raciocínio, criando e resolvendo problemas. (FERLAND apud SACCHETTO, et. al, 2006).

Segundo a professora Letícia, a proposta fez relação com os primeiros estudos do projeto “Unidos para Preservar”, assim como, com os estudos da jornada de pesquisa 2019, “EFA pela cultura: revitalizar e construir”, os quais buscam refletir sobre os espaços de cultura e lazer que podemos utilizar em nosso município, principalmente no viés das praças públicas, visto que são utilizadas por muitas pessoas como ponto de encontro, de passeio e diversão com a família e amigos.

O lazer é importante na infância, e deve ser privilegiada efetivamente nas ações, pois o lazer, o brincar e o lúdico são práticas imprescindíveis na qualidade de vida e no desenvolvimento do ser humano [...] Por isso torna-se relevante discutir o brincar, considerando seu caráter lúdico, propício para a elaboração do pensamento e para as interações sociais. (MESSA apud SACCHETTO, et al.,2005).

“A caminhada e as descobertas iniciaram desde que saímos da escola e quando chegamos lá todos foram desafiados a criar brincadeiras para brincar e se divertir, após o retorno realizamos uma roda de conversa, questionando e instigando a percepção das crianças frente a tudo que foi observado, finalizando com uma contação de história sobre o assunto”, contam as professoras Letícia e Aline.