08 de março para pensar e refletir - Unijuí

08 de março para pensar e refletir

O dia internacional da mulher foi marcado por diversas atividades reflexivas, promovidas pelo GECOM, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA.

Em um primeiro instante as turmas dos anos finais da Escola tiveram um momento junto a professora de literatura, Anamaria Moreira, onde foi conversado sobre a origem da luta das mulheres e principalmente sobre o empoderamento feminino, sobre as conquistas e lutas. Para ilustrar esse debate a professora usou como exemplo a evolução dos personagens femininos, que antes apresentavam o estereotipo de “princesa delicada” e que agora vem se desvencilhando dessa imagem mostrando evolução, com personagens independentes sem estereótipos.

Já com o grupo de alunos do Ensino Médio, as professoras Anamaria Moreira, Sandra Nunes e Eliana Biolchi organizaram um momento mais impactante. Os alunos foram recebidos no auditório da EFA e puderam visualizar 140 pares de calçados femininos que representam o número de mulheres assassinadas até esse momento em 2019.  E na sequência pelas falas das professoras foram impelidas a reflexão sobre a violência contra a mulher; o machismo de silenciamento das mulheres escritoras bem como incutir o empoderamento feminino nos nossos alunos tendo em vista a importância das ainda frágeis conquistas do reconhecimento do fundamental papel da mulher na sociedade.