Turma da EFA participa de Festival de Curta Metragens - Unijuí

Turma da EFA participa de Festival de Curta Metragens

Os alunos da C91, orientados pela professora Vivian Lunardi, vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses dentro do componente de Arte, aliado a arte computacional a produção de curtas. Os mesmos foram divididos em três categorias: animação, ficção e documentário.

Para a realização desses trabalhos, a turma participou de encontro no NTE, junto a CRE para melhor compreender  o processo, depois em grupos iniciaram suas produções, fazendo uso de muita criatividade e imaginação. Vários passos foram seguidos até chegar ao resultado final conta a professora Vivian, (elaboração, criação, filmagem, edição) que foi socializado com as turmas na escola e que passa a fazer parte do Segundo festival de Curtas nas Escolas onde os estudantes poderão, inclusive, ser premiados, pois agora passam a ser avaliados por um júri. Os curtas foram postados no youtube, e assim, o que tiver o maior número de likes também receberá um prêmio.

A professora explica que atualmente os jovens tem mais acesso a computadores, celulares, tabletes, smart tv, vídeo games e tantos outros, encontrando-se conectados em TVs por assinatura, redes sociais, Youtube, WhatsApp e outros. Deste modo a criação audiovisual utilizada como recurso de saber tende a promover a criação didática, pedagógica e interdisciplinar de mídias e das tecnologias digitais, criando por esse viés, outras formas de representação do conhecimento. Por meio da produção audiovisual, além de se possibilitar a autoria, desenvolve-se novas competências e habilidades, fazendo uso da criatividade, colaboração, diálogo, socialização e contextualizam o conhecimento pesquisado e estudado na relação dialógica do processo de aprendizagem, atuando na construção educativa, por meio de leitura, interpretação e análise da produção.

Segundo Vivian, a partir das atividades desenvolvidas, os estudantes passaram a ter uma postura mais observadora, atenta e indagadora, analisando, discutindo e esforçando-se para interpretar criticamente as imagens que perpassam o cotidiano de cada um.