Terceirão realiza trabalho com idosos - Unijuí

Terceirão realiza trabalho com idosos

Na segunda feira 08/10 os alunos do terceiro ano do ensino médio acompanhados da professora de Educação Física, Educação Burckardt, realizaram uma visita no residencial Geriatrico Noblesse. Na oportunidade os alunos realizaram uma pesquisa que vem contribuir aos estudos deste trimestre sobre atividade física em grupos especiais, fazendo a análise de algumas doenças e a relação com o exercício físico.

Nesse momento os alunos bateram uma papo com os idosos utilizando uma entrevista semiestruturada,  a qual, da a  liberdade de adequar e considerar o que para o grupo entrevistado é de fato mais significativo.

A Emoção e a empatia tomaram conta da tarde, as falas foram surgindo e junto delas muitas histórias, risos e lembranças. Segundo a professora Eduarda, foi sem dúvida um espaço de troca e atenção, dispondo de um tempo para olhar para o outro. Na oportunidade a pesquisa se soma com um dos objetivos desse estudo que é empoderar os jovens para tomarem decisões sobre seu estilo de vida, hábitos e as consequências de suas decisões.

Segunda a Enfermeira Ana Cristina Oliva Nunes, discutir sobre a terceira idade na nossa sociedade em sala de aula é uma prática fundamental na estruturação do senso crítico dos alunos, mas vivenciar tal fato, faz com que o aluno elabore um aprendizado singular para o resto de sua vida.  Na visita ao Residencial Geriatrico Noblesse os alunos puderam observar a importância de mudanças nos hábitos alimentares e também no olhar da sociedade sobre a terceira idade, em que apenas um pequeno gesto para com os idosos pode modificar e muito o seu cotidiano. Durante a visita, os alunos trocaram idéias, cantaram, aprenderam com algumas histórias, sorrisos, fizeram daquele momento algo inesquecível para a vida dos nossos jovens de cabelos brancos (idosos).