Recordando essências: EFA apresenta a XX edição do Festidance! - Unijuí

Recordando essências: EFA apresenta a XX edição do Festidance!

“Diferentes olhares, diversos saberes artísticos” foi o tema da vigésima edição do Festidance da EFA, que foi realizado na última quarta-feira, 12 de setembro, no salão de atos do Argemiro Jacob Brum (Campus).

Junto ao tradicional evento de danças da EFA, aconteceu uma mostra de arte, que foi coordenada pela professora Vivian Lunardi. A ideia de uma Mostra das diferentes linguagens da arte, envolvendo ambientes diversos e o princípio que norteia as práticas artísticas: a criação pelo constante processo de ler, reler, fazer, refazer, criar, recriar, estudar,  aprimorar, envolver-se e encantar-se com a produção das diferentes linguagens, por diversos saberes artísticos, que se deu a ideia de promover esta Mostra Interativa de Arte em consonância ao Festidance.

No evento foi possível visualizar diferentes olhares e saberes artísticos, resgatando a essência e a proposta da EFA, que sempre foi pioneira na arte e no movimento, bem como, possibilitar o olhar sensível, crítico e criativo em nossa contemporaneidade. As danças coordenadas pelas professoras de Educação Física Eduarda Virginia Burckardt e Silvana Prates Marchioro foram encaminhadas  juntos as turmas dos Anos Finais e Ensino Médio, as quais foram desafiadas com diferentes obras de arte consagradas que condizem com plano de trabalho, a debaterem e construírem de forma expressiva e significativa uma coreografia que contemple uma possibilidade de diálogo para a obra, e ainda de forma criativa produziram  sua inserção na exposição que se encontra no hall de entrada da EFA nos próximos dias.

O evento lotou o salão de atos, segundo a diretora, professora Maria do Carmo, essa edição abrilhantou de forma muito significativa as comemorações dos 50 anos da EFA, o Festidance é referência do trabalho realizado na escola, pois trás em seu âmago marcas da filosofia da escola, com produções coreográficas de muita ousadia, criatividade, expressividade e acima de tudo sensibilidade e protagonismo dos estudantes envolvidos.